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Professores da UFC participam de núcleo gestor do programa Inglês Sem Fronteiras

Imagem: Gestão do programa Inglês sem Fronteiras, lançado ano passado pelo MEC, terá representantes da UFC.A Universidade Federal do Ceará participa do núcleo gestor do programa Inglês Sem Fronteiras, lançado em dezembro do ano passado pelo Ministério da Educação para atender às demandas do programa Ciência sem Fronteiras. A UFC está representada pelos professores Vládia Maria Cabral Borges (Diretora do Centro de Humanidades) e Henrique Sérgio Lima Pequeno (do Instituto UFC Virtual). O Inglês Sem Fronteiras oferece diferentes tipos de apoio à aprendizagem daquele idioma a estudantes de graduação e de pós-graduação brasileiros.

A Secretaria de Educação Superior do MEC (SESu), junto às universidades federais, criou a comissão de trabalho para o programa, composta por especialistas de língua inglesa e de Educação a Distância de 10 universidades federais, incluindo a UFC. O núcleo gestor é composto por três membros, um presidente e dois vice-presidentes, para organizar, gerenciar e promover as ações do programa junto aos parceiros. A comissão das universidades que compôs o grupo de trabalho permanece como conselho consultivo do núcleo gestor.

Conforme a portaria SESU nº 105/2012, integram a comissão representantes das seguintes instituições de ensino superior, além da UFC: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Eles vão organizar as ações que compõem o programa em parceria com os órgãos de fomento, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O programa oferecerá diferentes tipos de apoio à aprendizagem do idioma inglês. A ideia é que, a partir de um diagnóstico do nível de proficiência dos universitários brasileiros, seja facilitado o acesso aos estudos de inglês por parte dos estudantes de graduação e de pós-graduação interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos no idioma, bem como se auxiliem as instituições de ensino no aumento e melhoria da oferta de ensino de idiomas estrangeiros de um modo geral.

Desde dezembro, algumas ações estão sendo executadas, como a aplicação do teste de proficiência TOEFL ITP para demanda específica do Ciência sem Fronteiras, realizada de 26 a 28 de janeiro em todos os estados da federação, com a participação de 36 universidades federais; aplicação do teste de proficiência TOEFL ITP para demanda específica do programa de intercâmbio Capes/Fulbright para professores de inglês da escola pública (teve início em 22 de fevereiro e foi concluída em 10 de março, contando com a participação de 42 universidades federais e um instituto federal).

As universidades também auxiliaram na aplicação do teste de proficiência em italiano para demanda específica da Capes para o edital do Ciência sem Fronteiras que enviará estudantes brasileiros para a Itália. Essa aplicação especial ocorreu em 22 e 23 de fevereiro de 2013, e participaram dessa demanda 25 universidades federais e um instituto federal. O programa Inglês sem Fronteiras contará com ações específicas, distribuídas em três módulos: o módulo de ensino de inglês on-line – My English Online (MEO) , o módulo de diagnóstico do nível de proficiência no idioma inglês e o módulo de ensino presencial.

Módulo de ensino de inglês on-line, My English Online – MEO: será oferecido por meio de senha pessoal aos candidatos que atenderem aos requisitos estabelecidos. O curso fará a concessão inicial de dois milhões de senhas a estudantes de graduação e pós-graduação das universidades públicas, em todas as áreas do conhecimento. Os estudantes das universidades privadas também poderão participar. Para isso, terão que ter no mínimo 600 pontos no exame ENEM. A meta futura é disponibilizar um total de cinco milhões de senhas para que um contingente maior de estudantes, inclusive do nível médio, tenham a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos no idioma inglês de forma facilitada. O acesso ao MEO se dá pela Internet, disponibilizado no site do Portal de Periódicos da Capes. Mais informações sobre o curso MEO, acesse o site da Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFC.

Módulo de diagnóstico do nível de proficiência no idioma inglês: a Mastertest, empresa credenciada no Brasil pelo Serviço de Avaliação Educacional (Educational Testing Service – ETS), empresa americana responsável pela aplicação do teste de proficiência TOEFL, fará a aplicação de um total de 500 mil testes de diagnóstico para verificação do nível de inglês dos alunos das universidades brasileiras. A próxima demanda será aplicada em 27 de abril nas instituições participantes. Esse módulo de diagnóstico é coordenado pela SESu-MEC, em parceria com universidades federais selecionadas especificamente para a primeira fase de implantação. Elas já estão cadastradas, e seus aplicadores treinados. Encontram-se no Brasil 250 mil testes TOEFL-ITP prontos para serem aplicados aguardando a finalização do sistema de inscrição.

Módulo de ensino presencial: terá início no segundo semestre de 2013. A partir do diagnóstico do nível de conhecimento do idioma inglês dos alunos de graduação das instituições pré-selecionadas feito pela Mastertest, serão adotadas medidas que visem apoiar e aprimorar as condições estruturantes dessas instituições para que o ensino do idioma estrangeiro possa ser ofertado de forma mais rápida e eficaz. Uma das iniciativas é a expansão do programa CAPES/Fulbright, denominado English Teaching Assistantships – ETA.

Está prevista a vinda de 200 professores americanos de língua inglesa, com experiência de ensino, provenientes de diferentes regiões dos Estados Unidos da América, para auxiliar as equipes dos módulos presenciais instaladas nos 59 núcleos de treinamentos nas universidades federais participantes. A expectativa é de que, num primeiro momento, ainda sem data para acontecer, 20 mil alunos brasileiros sejam atendidos.

Fonte: Prof. Vládia Maria Cabral Borges, Diretora do Centro de Humanidades e representante da UFC no programa Inglês Sem Fronteiras  fone: 85 3366 7602

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