Ciclo de Cine-Debate sobre a Seca começa hoje no Campus do Pici

Imagem: Cena do documentário "Dom Fragoso"Terá início hoje (16) o Ciclo de Cine-Debate sobre a Seca, promoção do Laboratório de Estudos Agrários e Territoriais e do Laboratório de Climatologia Geográfica e Recursos Hídricos, ambos do Curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará. Será às 13h no miniauditório do Departamento de Geografia da UFC, no bloco 911 do Campus do Pici.

Essa atividade se repetirá mensalmente durante todo o semestre de 2013.1 (sempre na segunda terça-feira do mês) com o objetivo de proporcionar um espaço de discussão sobre a seca no Nordeste brasileiro. O primeiro filme a ser exibido será o documentário Dom Fragoso, que retrata a história de Antônio Batista Fragoso, sacerdote católico nascido na Paraíba que se tornou o primeiro bispo da diocese de Crateús (no sertão do Ceará), onde ficou de 1964 a 1998. O filme expõe suas reflexões sobre fatos importantes da História do Brasil e trata da experiência do religioso durante o bispado, com ênfase na organização dos trabalhadores rurais em sindicatos e nas Comunidades Eclesiais de Base durante o regime militar.

O evento contará com a presença do diretor do documentário, Francis Vale, e do professor do Departamento de Geografia, Amaro Alencar. O teaser do filme pode ser visto no Youtube. Mais informações e a programação completa na página do evento no Facebook ou através do telefone (85) 8533 1208.

Fonte: Jardélia Damasceno, aluna do 8° semestre do Curso de Geografia da UFC e integrante da Comissão Organizadora do evento – fone: 85 8533 1208