Semana de prevenção de acidentes de trabalho foi aberta quinta-feira (18)

A 1ª Semana Cearense de Prevenção de Acidentes de Trabalho foi aberta oficialmente quinta-feira (18), às 15h, no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Ceará, como parte das atividades do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho. A Semana é coordenada pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional do Programa Trabalho Seguro (Getrin 7) do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7), o qual conta com representantes da Universidade Federal do Ceará.

O evento foi iniciado com fala da Coordenadora de Organização e Qualidade de Vida no Trabalho, da Progep, Renata Mendes Luna, seguida da participação dos componentes da mesa: a desembargadora Maria Roseli Mendes de Alencar, Presidente do TRT-7 no Ceará; o desembargador Francisco Tarcísio Guedes Lima Verde Júnior e o juiz do trabalho Carlos Alberto Trindade Rebonato, gestores regionais do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho; o Diretor do Centro de Tecnologia da UFC, José de Paula Barros Neto; e o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Gil de Aquino Farias; além do Presidente do CREA-CE, Victor César da Frota Pinto; a Profª Nélida Aztésia, Pró-Reitora de Gestão de Pessoas da UFC em exercício; e a Profª Ana Bárbara Nunes de Araújo, do Curso de Engenharia Ambiental da UFC, que vai ministrar a palestra "Segurança do Trabalho no Ensino de Engenharia da UFC".

A UFC conta com as seguintes representantes no grupo de trabalho: a Presidente da Comissão de Avaliação Ambiental e Perícia, médica do trabalho Helyett Fonseca Maia Rola; e as integrantes da Divisão de Saúde e Segurança no Trabalho, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, a médica do trabalho Marília Pereira Nogueira; assim como os engenheiros de segurança do trabalho Rianburgo de Carvalho Neto e Amélia Maria Spíndola. Além disso, a Universidade realizará o Seminário sobre Acidentes do Trabalho na UFC, no dia 25 de abril, no Auditório Cândido Pamplona, do Centro de Tecnologia, no Campus do Pici.

Faz parte da programação do Seminário a apresentação de casos, por três alunos do Centro de Tecnologia: "Sistema de gestão de saúde e segurança do trabalhador na construção civil" (Marcela Facó Soares), "Segurança do trabalho na construção civil" (Paulo Renan de Oliveira Souza) e "Risco de acidentes em obras civis dentro de uma subestação elétrica" (Thalita Ripardo Ximenes), além de um debate no final do evento.

Integram ainda a programação da 1ª Semana Cearense de Prevenção de Acidentes de Trabalho: atividades educativas voltadas para os servidores do TRT-7 no Ceará (dia 22); visita técnico-institucional ao Porto do Pecém (dia 23); audiência pública sobre acidentes de trabalho envolvendo máquinas agrícolas em vias urbanas e rurais (dia 24); seminário sobre acidentes de trabalho no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), no dia 25; Roda de Conversa com os Trabalhadores do Porto do Mucuripe (dia 25).

A Semana termina no dia 26 com um ato público antecipando a celebração do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, às 16h, na Praça José de Alencar. As atividades no local começam às 9h, com prestação de serviços jurídicos e de saúde à comunidade, prolongando-se até às 13h. Às 15h, está prevista concentração na Praça da Bandeira para caminhada, com saída às 15h30min, até a Praça José de Alencar, onde será encerrada a programação com o ato público.

A programação completa da Semana encontra-se no site do TRT-7.

Fonte: Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho da Coordenadoria de Organização e Qualidade de Vida no Trabalho/Progep/UFC – fone: 85 3366 7393