Professor emérito do Curso de Arquitetura palestra sobre evolução urbana de Fortaleza

O professor emérito do Curso de Arquitetura da Universidade Federal do Ceará José Liberal de Castro retorna à Instituição para palestrar sobre a evolução urbana em Fortaleza, pesquisa a que se dedicou durante toda a vida acadêmica. Hoje (19), a partir das 16h, no Auditório Cândido Pamplona (Centro de Tecnologia – Campus do Pici), ele fará conferência aberta ao público.

Liberal de Castro formou-se arquiteto pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, em 1942, no Rio de Janeiro. De volta ao Ceará, impulsionou a criação da Escola de Arquitetura da UFC, onde lecionou por 30 anos, e a seção local do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Produziu mais de 500 desenhos, registros históricos do patrimônio arquitetônico do Ceará e Maranhão. Uma das cátedras que ministrou durante décadas na Universidade foi a de Evolução Urbana, tema de sua conferência no Centro de Tecnologia.

O pesquisador explanará sobre os fatores históricos e geográficos condicionantes da localização e do desenvolvimento material de Fortaleza. Será abordada a influência lusitana na urbanização da cidade, dividida em três fases: pré-urbana, de meados dos séculos XVII e XVIII; protourbana, quando a capital se insere nas rotas do comércio internacional; e, por fim, a fase urbana, na segunda metade do século XIX, quando acontece a consolidação urbanística, tanto na configuração da cidade, quanto nos modos de vida da população.

Fonte: Centro de Tecnologia – fone: 85 3366 9600