Curso de Pedagogia da UFC celebra jubileu de ouro a partir dessa terça-feira (23)

Imagem: Fachada de Faculdade de Educação da UFC, onde funciona o curso de PedagogiaO Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará comemora 50 anos em 2013 e, para celebrar a data, inicia nessa terça-feira (23) as atividades de comemoração do jubileu de ouro. Às 19h, no Auditório Valnir Chagas (Faculdade de Educação – Faced), personagens importantes da área de Educação prestarão homenagens a professores, servidores técnico-administrativos e ex-alunos que marcaram a trajetória do curso, que por muito tempo funcionou como centro de irradiação cultural de toda a Universidade. Uma das homenageadas será a primeira professora, Zélia Camurça, hoje com 84 anos.

Também no dia 23, haverá o lançamento do Memorial Virtual da Faced – um repositório de vídeos, fotografias históricas e outros documentos sobre o curso – e o descerramento de placa alusiva à data. A programação do jubileu de ouro se estenderá por todo o ano. Estão previstos também lançamentos de livros que retratam a história do Curso, a realização da Semana de Pedagogia e do Encontro Cearense de Historiadores da Educação, exposição fotográfica no Museu de Arte da UFC (MAUC), sessões de painéis de documentação com ex-alunos e ex-professores, dentre outros.

HISTÓRIA – A criação da graduação em Pedagogia, em 1963, deu-se no contexto de efervescência política e ideológica da década, marcada por forte mobilização popular, conforme lembra a Profª Maria Estrêla Araújo Fernandes, ex-Diretora da Faced. À época, a Educação se enriquecia com os movimentos de cultura popular emergentes, e no Ceará, o curso era considerado um dos palcos dessa agitação. A graduação em Pedagogia surgiu como integrante da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, criada pela Lei nº 3.866, de 25/01/1961, recuperando o modelo das faculdades de Filosofia, Ciências e Letras da USP e do Distrito Federal, projetado por Anísio Teixeira, na década de 1930.

O curso começou a funcionar no primeiro semestre de 1963, com a aula inaugural ministrada pela Profª Zélia Camurça. A primeira turma de pedagogos diplomou-se em 1966, composta por 14 estudantes. Nas palavras do ex-aluno de graduação em Pedagogia, agora aluno do Mestrado em Educação Brasileira, da Faced, Flavio Muniz Chaves, as mudanças político-sociais e econômicas pelas quais a Faculdade tem passado e a inserção dos Parâmetros Curriculares e das Diretrizes Nacionais da Educação Básica têm acompanhado o desenvolvimento e a inovação no cenário nacional e internacional da Educação.

O Curso de Pedagogia da UFC chega a seu cinquentenário com o objetivo de formar professores para a Educação Básica, além de gestores e pesquisadores, sempre levando a bandeira da educação como um fator primordial da autonomia humana.

Fonte: Profª Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca, Diretora da Faculdade de Educação da UFC – fone: 85 3366 7663