Colóquio Nacional de Língua, Documentos e História inscreve até dia 29

O I Colóquio Nacional de Língua, Documentos e História (I Chronos) recebe, até 29 de abril, inscrições de trabalhos para a modalidade "comunicação individual". Podem participar professores universitários e da educação básica, bem como estudantes de graduação e de pós-graduação que desenvolvam pesquisas interdisciplinares sobre a relação entre língua, documentos e história. O Chronos traz o tema "Diacronia e sincronia: diálogos possíveis", visando promover um intercâmbio entre estudiosos das áreas de Linguística, Linguística Aplicada, Linguística de Corpus, Filologia, Sociolinguística, História, Ciências Sociais, Educação, dentre outras.

Na programação do I Chronos estão previstos mesas-redondas, minicursos e comunicações, sobre temas como: história da língua; constituição, mudança e permanência dos gêneros; tradições discursivas; edição de textos e crítica textual; história social; linguística de corpus; ensino de língua portuguesa etc. Professores e pesquisadores de várias partes do País já confirmaram presença – entre eles, José Pereira da Silva (UERJ), Marco Antonio Martins (UFRN), Valéria Gomes (UFRPE), Lucrécio Araújo de Sá Júnior (UFRN), Gleudson Passos Cardoso (UECE), Expedito Ximenes (UECE), Marcio Porto (APEC), dentre outros.

O evento ocorrerá de 5 a 7 de junho, no Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará, e é uma promoção dos grupos de pesquisa Tradice (do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC) e Praetece (da Universidade Estadual do Ceará). Mais informações sobre as inscrições e a programação do Chronos podem ser encontradas no site do evento.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC – fones: 85 3366 7626 / 3366 7627