CASa de Religião recebe monja budista Ani Zamba Chözom na sexta-feira

A CASa de Religião da Universidade Federal do Ceará receberá na próxima sexta-feira (26), às 9h, a monja Ani Zamba Chözom como convidada para a palestra "Diálogo sobre liberdade e liberação: questões da filosofia e da espiritualidade budista", que terá comentários da Profª Paola Torres. O evento acontecerá na sala F da Biblioteca da Faculdade de Medicina (Rua Alexandre Baraúna, 994, Rodolfo Teófilo, Campus do Porangabuçu). As inscrições para professores, alunos e demais interessados estão abertas no site www.casa.ufc.br. A entrada é gratuita.

Ani Zamba Chözom nasceu em 1948, em Londres, e detém o título de Gelongma, que se refere à ordenação plena na qualidade de monja. Renunciante e praticante do Budismo há mais de três décadas, encontrou no mestre kyabje Thinley Norbu Rinpoche (1931-2011) seu lama-raiz, estudando com alguns dos mais respeitados gurus nas quatro principais escolas do Budismo Tibetano, incluindo o Dalai Lama e seus tutores, Dudjom Rinpoche e Dilgo Khyentse Rinpoche, dentre outras expressões da realização espiritual.

Ani Zamba Chözom meditou nas montanhas e nas cavernas do Himalaia, em períodos variados que somam mais de uma década em contemplação, sendo detentora das práticas de Shamatha e de Vipassana, além de linhagens monásticas das tradições chinesa, coreana e tântrica do Budismo. Desde 1969, a monja tem vivido e ensinado na Ásia (Tailândia, Coreia, Birmânia, Japão), onde desempenhou várias atividades de natureza filantrópica e espiritual, como o trabalho com Madre Teresa de Calcutá, como missionária no Camboja e no Vietnã, e a fundação do Centro do Coração da Sabedoria (Wisdom Heart Center), em Hong Kong.

No Brasil, Ani Zamba Chözom ministrou cursos longos, workshops regulares e retiros conduzidos em todo o País, mas especialmente para grupos no Nordeste. Além disso, acaba de sair de um retiro de um ano em uma caverna na Chapada Diamantina. Atualmente, é diretora da Associação Visão Dipankara, um projeto social-comunitário na cidade de Mucugê, no interior da Bahia. Sua abordagem do Budismo é acessível, não sectária e prática para a vida diária. Como gosta de dizer, "a vida é a prática, e a prática é a vida".

SOBRE A CASa – A Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa) é um amplo e diversificado processo de aperfeiçoamento docente idealizado e fundado em 2009 pela Pró-Reitoria de Graduação da UFC. A comunidade nasceu como um projeto para formação docente de professores em estágio probatório, com o propósito de construção cooperativa, de caráter contínuo, dialógico e formativo. Com o passar dos anos, o projeto se expandiu e, atualmente, envolve não apenas docentes novatos, mas também veteranos, além de estudantes de graduação e de pós-graduação das diversas unidades acadêmicas da UFC. Além da CASa de Religião, existem ainda as CASas de Filosofia, Ciência e Artes.

Fonte: Projeto CASa, Pró-Reitoria de Graduação da UFC – fone: 85 3366 9526