Professora da Faculdade de Educação pesquisa sobre cidadania em Londres

"Cidadania global como tema inter/transdisciplinar no currículo das licenciaturas" é o tema da pesquisa que a Profª Silvia Elisabeth Moraes – do Departamento de Teoria e Prática de Ensino, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará – está desenvolvendo no Instituto de Educação da Universidade de Londres (Departamento de Currículo, Pedagogia e Avaliação). A docente cumpre estágio sênior com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e o projeto de pesquisa resultou da experiência adquirida ao ministrar a disciplina Didática para as Licenciaturas, em que os alunos demonstraram preocupação em ampliar o âmbito de sua cidadania desenvolvendo projetos interdisciplinares sobre temas relacionados à realidade local e global.

Uma das questões a serem respondidas pelo estudo, que deve ficar pronto em 2014, é como a UFC pode preencher o significante "cidadania global" de forma que seus alunos, atuando criticamente no mundo, possam contribuir para a elaboração de um projeto para o País. Outras indagações do estudo são: que grupos vêm preenchendo o significante "cidadania global" no Brasil e no mundo? Como e por que vem se dando tal preenchimento?

No instituto britânico, cidadania global é um tópico de estudo dos mais importantes, constituindo-se tema inter- e transdisciplinar no currículo de universidades britânicas, assim como de outras universidades no mundo. A Profª Silvia retornará ao Brasil e à UFC em 2014 e se empenhará em divulgar os resultados de sua pesquisa.

Fonte: Faculdade de Educação da UFC – fone: 85 3366 7663