Curso de Pedagogia relembra sua história e celebra 50 anos em solenidade

Imagem: O Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, e a primeira professora do curso de Pedagogia, Zélia Sá Viana Camurça Foram iniciadas, na noite de ontem (23), as comemorações do jubileu de ouro do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Ceará, com solenidade no Auditório Valnir Chagas, na qual os oradores fizeram uma retrospectiva da história do Curso e mostraram sua importância para o desenvolvimento da educação no Ceará. Foram homenageadas a primeira professora, Zélia Sá Viana Camurça, a ex-aluna Profª Maria Susana Vasconcelos Jimenez e a servidora Francisca Maria Camelo Mourão. O coral da UFC abriu a sessão comemorativa interpretando canções de Milton Nascimento.

O Prof. Francisco Ari de Andrade, primeiro orador da noite, afirmou que "a memória e a história de nossa Faculdade de Educação coadunam com a história da Pedagogia no Ceará. A criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UFC comportava dentre os cursos de formação docente o de Pedagogia. Desde então, tal curso passou a concentrar uma responsabilidade primaz no cenário educacional cearense: a formação de pessoas adultas para formar as gerações mais novas", complementou.

Observou ainda que "trazer à baila essa história é ter consciência da importância da preservação de sua memória na luta contra o esquecimento pelas gerações presentes. É remar na contracorrente do rio Letes, considerado pelos romanos o rio do esquecimento, cujas águas tinham o poder de apagar os registros do passado. Ao contrário, queremos apresentar a Faced para as novas gerações como síntese de um processo histórico", admitiu. Parabenizar a Faculdade por seu cinquentenário, segundo o docente, vai além de reconhecer seu passado, pois é, sobretudo, "vislumbrar seu presente como parte integrante de nossa existência, que nos alimenta cotidianamente com a esperança de um futuro melhor".

Para mostrar como a missão dos professores "é árdua, desafiadora e gratificante", porque "formamos aqueles que vão educar nossos jovens e adolescentes", a Profª Isabel Ciasca, Diretora da Faced, citou o educador Paulo Freire: "Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender". A Diretora fez um resumo de como foram os preparativos para comemorar o jubileu de ouro da Pedagogia, que tinham "como objetivo mostrar aos alunos a importância da carreira que escolheram e a relevância da atividade docente como responsável por significativas mudanças na sociedade".

Imagem: Margarida Pimentel, coordenadora do curso de Pedagogia-Noturno; Arimateia Bezerra, Vice-diretor da Faced; Isabel Ciasca, Diretora da Faced; Reitor Jesualdo Farias; Deputado federal Chico Lopes; e professor Ari de Andrade MEMORIAL – O Memorial Virtual da Faced, contendo vídeos, fotografias e outros documentos que fazem parte da história, foi apresentado ao público pelo aluno Lucas Melgaço, que explicou o funcionamento do portal, com espaço destinado à participação de alunos, ex-alunos e ex-professores. A Faced, segundo o Reitor Jesualdo Farias na abertura de seu pronunciamento, representa um capítulo muito especial da história da UFC, pelos personagens que a escreveram, pelas ideias plantadas que floresceram e pela importância que essa unidade acadêmica assumiu. Disse ainda que na Faced "se escreveu uma história de resistência, ao mesmo tempo em que se edificou uma unidade acadêmica das mais dinâmicas, seriamente comprometida com a excelência em tudo o que faz".

Também ressaltou que o Curso de Pedagogia abraça com seriedade a missão de formar professores: "é um nicho de nossa instituição marcado pela adesão ao compromisso social da academia também pela excelência, que se estende por todo o ensino de graduação e pós-graduação, pela pesquisa e pela extensão". Ao finalizar seu discurso, o Reitor parabenizou a todos que fazem a Faced pelo jubileu e "pelo brilho próprio que o Curso de Pedagogia adquiriu em sua trajetória e que hoje ilumina nossa universidade inteira".

Formaram a mesa que presidiu a solenidade, além do Prof. Jesualdo Farias, a Profª Isabel Ciasca, o Prof. Arimateia Bezerra, o Prof. Ari de Andrade e o deputado federal Chico Lopes. Presente, também, ao ato, o vereador Guilherme Sampaio, representando a Câmara Municipal de Fortaleza.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331