Hospital Universitário promove ação de prevenção à tuberculose

O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), em parceria com a Pró- Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Universidade Federal do Ceará, realiza na manhã de segunda-feira (29) ação de promoção à saúde do servidor que integra a Campanha Nacional de Prevenção à Tuberculose. A iniciativa é destinada aos servidores da Universidade, colaboradores da Sociedade de Apoio à Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (SAMEAC) e funcionários terceirizados do HUWC. A organização informa que, posteriormente, a campanha será estendida à Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC).

No decorrer da ação, profissionais de saúde receberão o público em quatro estações de atendimento no hall do setor de recursos humanos do hospital. Caso algum funcionário seja diagnosticado com a doença, será encaminhado para tratamento nos ambulatórios do Servidor e de Pneumologia do HUWC. A iniciativa está embasada em estudo de 2010 do Mestrado em Saúde Pública, que indicou a prevalência de infecção por tuberculose entre os profissionais dos hospitais universitários.

De acordo com a pesquisa, feita pela médica Cassiana Maria Pinho Sampaio, do Ambulatório do Servidor do HUWC, foram diagnosticados laboratorialmente e com raios-X de tórax, 10 casos de tuberculose pulmonar entre os profissionais da Instituição. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a doença infecta 8,8 milhões de pessoas anualmente, e sua erradicação é considerada pelo organismo institucional o 6º entre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Trata-se de uma promoção da Coordenadoria de Organização e Qualidade de Vida no Trabalho (COQVT) e da Divisão de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST), ambas vinculadas à Progep. Conta com o apoio dos Ambulatórios de Pneumologia e do Servidor, da Divisão de Imprensa e Marketing do HUWC e da Liga do Pulmão.

Fonte: Divisão de Imprensa e Marketing do HUWC – fones: 85 3366 8183 / 8116 5042 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.