Centro de Tecnologia inscreve até 24 de maio para 1ª Mostra de Bandas do CT

Imagem: Cartaz de divulgação da Mostra de Bandas do CTEstão abertas, até 24 de maio, as inscrições para a primeira edição da "Mostra de Bandas do CT". Promovido pelo Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, o evento é organizado pelos Centros Acadêmicos da Unidade, com apoio da Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte). O objetivo é estimular vivências culturais e divulgar os grupos musicais de alunos, professores e servidores dos cursos de Engenharia, Arquitetura e Design.

Interessados podem se inscrever gratuitamente, enviando a ficha de inscrição, disponível no site do CT, e material de divulgação para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A Mostra acontecerá no dia 8 de junho e será aberta à comunidade acadêmica. O público externo poderá participar desde que acompanhado por aluno, professor ou servidor da Universidade.

O idealizador do evento, Prof. Marco Aurélio Holanda de Castro, vice-diretor do Centro de Tecnologia, afirma que a Mostra irá integrar a comunidade acadêmica. "Queremos proporcionar outras experiências enriquecedoras na Universidade. Notamos que os alunos ficam muito concentrados em suas aulas e provas e queremos proporcionar um momento de congraçamento entre o corpo docente e discente, servidores e funcionários", explica.

PRODUÇÃO CULTURAL – Historicamente, a Universidade Federal do Ceará, além de formar profissionais, tem estimulado a produção cultural no Estado com seus festivais de músicas. Nelson Augusto, jornalista, crítico musical e apresentador da Rádio Universitária, afirma que, desde sua fundação, na década de 1950, a UFC tem sido ambiente profícuo para a produção artística.

Nelson lembra que, na época, surgiram os conjuntos madrigais, corais que tinham apoio da administração superior. Em 1970, os festivais de música abriam espaço para os artistas e bandas autorais e impulsionaram a carreira de diversos músicos cearenses. Cerca de dez anos depois, o Diretório Acadêmico de Arquitetura tornava-se o ponto de encontro do movimento cultural que resultou no Festival Massafeira Livre, do qual fizeram parte Fausto Nilo, Fagner, Ednardo e Ricardo Bezerra, hoje professor do curso. "As cabeças pensantes ligadas à arte sempre passam pela Universidade, e a referência no Ceará é a UFC. É muito bem-vinda essa movimentação cultural no Campus do Pici e espero que possa revelar novos grupos", afirma o jornalista.

Fonte: Centro de Tecnologia da UFC – fone: 85 3366 9602