Faculdade de Medicina da UFC comemora os 65 anos de sua fundação

Imagem: No Hospital Universitário Walter Cantídio, estudantes são acompanhados pelos professores da Faculdade de Medicina em residências médicasA Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal do Ceará, primeira do Estado, completa 65 anos de fundação a 12 de maio e dará início às comemorações no dia 6, com solenidade no Auditório Paulo Marcelo, no Campus do Porangabuçu, às 9h. Da programação, que prosseguirá até o dia 10, constam palestras, mesas-redondas e homenagens, como as que serão prestadas à nefrologista Maria José de Carvalho Cruz, a graduada mais antiga, e Raimundo Hélio Cirino Bessa, orador da primeira turma de graduados.

O Diretor da Famed, Prof. José Luciano Bezerra de Menezes, fará o primeiro pronunciamento da solenidade abordando o significado das comemorações e mostrando a importância da Faculdade para o desenvolvimento do setor de saúde no Estado. A história da criação da Faculdade será o tema do discurso do Prof. Elias Boutalla Salomão, um dos coordenadores das festividades comemorativas.

A Famed já formou 7.374 médicos e recebe 320 novos estudantes a cada ano, dos quais 160 em Fortaleza, 80 no Campus do Cariri (Barbalha) e 80 no de Sobral, estes últimos dois cursos fundados em 2001. A Famed conta hoje com 935 estudantes.

O complexo hospitalar da Instituição, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, dá suporte às atividades práticas da Faculdade e registrou, em 2011, 290.904 consultas e 16.558 internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a Vice-Diretora da Faculdade de Medicina da UFC, Profª Valéria Goes, ter sido formada e hoje pertencer ao quadro docente da Faculdade é motivo de grande orgulho. "Nossos professores têm servido de exemplo às futuras gerações de médicos. Além da teoria relativa à Medicina propriamente dita, procuram incutir princípios morais e éticos em nossos graduandos, uma tarefa de enorme responsabilidade", complementa.

"Os ex-alunos hoje ocupam cargos de destaque, influenciando e modificando a situação sanitária de nossa região. O talento dos médicos formados na UFC também é reconhecido além de nossas fronteiras", acrescenta. A professora lembra ainda que a Famed, "ao mesmo tempo em que mantém a seriedade e integridade de princípios, revitaliza-se e acompanha a evolução do conhecimento".

Fonte: Faculdade de Medicina da UFC – fone: 85 3366 8001 / 3366 8003