Lançamento de livro sobre o cantor lírico Paulo Abel abre o Circuito UFC-Arte

Imagem: Livro que homenageia o cantor lírico Paulo Abel será lançado quarta-feira, 8 de maioO encerramento do Ano Paulo Abel do Nascimento acontecerá na quarta-feira (8), às 19h, com o lançamento do livro Paulo Abel, eu me lembro no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2853, Benfica). O ato assinala, também, a abertura da programação cultural do Circuito UFC-Arte. Na ocasião, o tenor cearense André Vidal e a pianista Elisa Silveira apresentam o programa do recital "Canções de Cláudio Santoro", sobre poemas de Vinícius de Moraes (1913-1980).

Paulo Abel, eu me lembro é uma coletânea de textos-depoimentos sobre o cantor cearense, um dos maiores nomes do canto lírico mundial. Paulo Abel, dono de uma bela e única voz de castrato, nasceu em Fortaleza em 1957 e faleceu em Paris em 1992. A obra é uma realização da Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da UFC, organizado por seu diretor, Prof. Elvis de Azevedo Matos, com apoio da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC e da Administração Superior da Universidade.

A publicação traz depoimentos de quem teve convivência com Paulo Abel, como a musicista Izaíra Silvino, a atriz e professora Erotilde Honório, o maestro Tarcísio José de Lima, o jornalista Flávio Paiva, o antropólogo Oswald Barroso, o poeta Diego Fontenele e o psicólogo José Olinda Braga.

O tenor André Vidal saiu do Ceará sem graduação em Música e fez testes na Academia Real de Música de Londres (Inglaterra), tendo sido aprovado e beneficiado com bolsa de um ano, já para um curso de pós-graduação. No segundo ano de estudos, foi contemplado com bolsa do governo brasileiro. Atualmente reside em Brasília, de onde parte para concertos pelo Brasil e países da América Latina.

O Ano Paulo Abel teve início a 8 de maio de 2012, e dentre as atividades realizadas constaram a exibição de um documentário nos diversos campi da UFC e na Unilab, em Redenção, sobre a vida do artista e palestras proferidas pelo Prof. Elvis Matos sobre música barroca.

A programação do Circuito UFC-Arte fará com que "nos reconheçamos a partir de nossa produção artística", divulgando o que é produzido pelos que recebem o beneficio da bolsa-arte. A culminância do Circuito será a realização do Festival UFC de Cultura.

Fonte: Secretaria de Cultura Artística da UFC – fone: 85 3366 7831