Curso de Esperanto realiza palestra sobre intercâmbio cultural e oportunidades profissionais

O Curso Básico de Esperanto da Universidade Federal do Ceará e a Associação Cearense de Esperanto promovem hoje (6) a palestra "Viagens, intercâmbio cultural e oportunidades profissionais através da língua internacional Esperanto". Será no Auditório Rachel de Queiroz (área 2 do Centro de Humanidades), a partir das 19h.

O palestrante é Rafael Henrique Zerbetto, presidente da Organização da Juventude Esperantista Brasileira (BEJO) e representante do Brasil no Conselho da Associação Mundial de Esperanto (UEA). A palestra anuncia a realização do 70º Congresso Internacional da Juventude Esperantista, previsto para julho e agosto de 2014, em Fortaleza.

O idioma Esperanto foi criado em 1887 pelo médico polonês Lazaro Zamenhof. Baseado no latim, possui gramática simples e dezesseis regras fundamentais. Seu objetivo era agregar a comunidade internacional através de uma língua universal, com base em princípios como a cultura de paz. O Curso de Esperanto da UFC foi iniciado em 1965 e é ofertado nas modalidades presencial e a distância.

Fonte: José Leite Jr., coordenador do Curso de Esperanto da UFC – fone: 85 3255 8900