Com o tema "água: desafios da sociedade", Prêmio Jovem Cientista começa a inscrever trabalhos

Estão abertas até 30 de agosto as inscrições para o XXVII Prêmio Jovem Cientista, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e destinado a professores, estudantes do ensino médio, graduandos e pós-graduandos. Com o tema "água: desafios da sociedade", a edição deste ano concederá mais de R$ 700 mil em prêmios, incluindo valores em espécie, bolsas de estudos, laptops e viagens. As categorias são "Mestre e doutor", "Estudante do ensino superior", "Estudante do ensino médio", "Mérito institucional" e "Mérito científico" (para pesquisadores com título de doutor). Também serão premiados os orientadores dos estudantes agraciados e as escolas dos alunos de ensino médio premiados.

Os primeiros colocados farão visita técnica, com todas as despesas pagas, a uma das unidades fabris da GE, multinacional parceira do Jovem Cientista. Os vencedores também participarão da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2014, com o objetivo de exporem suas pesquisas.

O PRÊMIO – O tema "água: desafios da sociedade" foi escolhido devido à crescente preocupação da sociedade com a escassez de água para uso humano. Assim, jovens pesquisadores tornam-se essenciais para o desenvolvimento de ferramentas, metodologias e modelos inovadores que permitam, com a perspectiva da sustentabilidade, superar os desafios ambientais referentes ao uso da água. Gestão de recursos hídricos, tecnologias para despoluição, uso racional e reutilização da água, bem como impactos de mudanças climáticas são algumas das linhas de pesquisa em que os participantes poderão inscrever trabalhos. O regulamento da competição científica está disponível no site do Prêmio Jovem Cientista.

Desde 1981, quando foi instituído o Prêmio, todos os temas escolhidos são de interesse direto da população e buscam soluções simples e acessíveis para problemas encontrados em seu cotidiano. O Prêmio é promovido pelo CNPq, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, Gerdau e GE.

Fonte: Serviço de Prêmios do CNPq – fone: 61 3211 9409 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.