UAB e UFC Virtual realizam colação de grau de 102 novos profissionais para o interior do Ceará

Na quinta-feira (9), a partir das 17h, 102 alunos da modalidade de graduação a distância da Universidade Federal do Ceará colam grau, em cerimônia no auditório da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC – Rua Marechal Deodoro, 400, Benfica) da Instituição, em Fortaleza. Muitos formandos já são professores do ensino básico no interior do Estado, mas só agora, através da modalidade de educação a distância (EaD), tiveram a oportunidade de cursar o ensino superior sem precisar migrar para a Capital.

São 36 formandos de licenciatura em Matemática, seis de Química, 53 de Letras-Português e sete de Letras-Inglês, em cursos ofertados pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com o Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual), com o objetivo de disseminar a interiorização do ensino superior. Os estudantes são moradores de Aracati, Caucaia, Quixadá, Meruoca, Aracoiaba, Beberibe, Russas, São Gonçalo, Ubajara e Quixeramobim, matriculados em polos da UAB. Mesmo distantes dos campi, os alunos são também estudantes de graduação da UFC, matriculados na Instituição – eles acompanham uma grade curricular similar aos respectivos cursos presenciais. O número de créditos também é equivalente, e os professores conteudistas são os mesmos que ministram aulas presenciais na UFC.

A principal diferença dos cursos dessa modalidade de ensino é a metodologia das aulas. Os alunos da EaD, por cursarem 80% de sua hora-aula virtualmente, recebem o conteúdo programático de forma digital, adequado à linguagem on-line da realidade em que se encontram. Assim, o material didático é rico em conteúdo tecnológico avançado, com animações vetoriais e interativas, modelagens tridimensionais, realidade aumentada, jogos etc. Todos esses recursos contribuem para que o aluno possa ter um aprendizado mais eficiente. Além disso, fóruns, chats e web-conferências oferecem a oportunidade de um aproveitamento ampliado e a comunicação necessária entre colegas de turma, tutores e professores.

De acordo com o Coordenador Adjunto da UAB-UFC, Prof. Henrique Pequeno, essa colação de grau é de grande importância para a difusão do saber entre as pessoas que estavam à margem do ensino superior. "Como pode ser visto, os cursos estão formando professores bem capacitados pela UFC para atuar no seu contexto local e acrescentar bastante aos seus municípios e regiões. Estamos orgulhosos em chegar até as localidades que mais necessitavam do atendimento acadêmico. Porém, todos os louros desta conquista são dos alunos concludentes, que conseguiram superar as adversidades da modalidade e investir na busca de conhecimento através da inovadora educação a distância", comenta.

EaD no UFC Virtual – De acordo com o último censo, os números mostram que a modalidade de ensino a distância cresceu mais de 170 vezes em 10 anos: de 5.387 alunos, em 2000, para 930.179 matriculados, em 2010, em todo o Brasil. Para acompanhar a demanda, o Instituto UFC Virtual investe em EaD há mais de 15 anos. Entre grupos de pesquisas, projetos e cursos, a parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), através do Sistema UAB, consolidou o Instituto como referência em ensino a distância no País.

Com mais de cinco mil alunos matriculados em seus nove cursos semipresenciais de graduação (e outros quase dois mil em cursos de especialização e extensão), a UFC é uma das universidades federais que mais se destacam na modalidade. Além de oferecer os bacharelados em Administração e Administração em Gestão Pública, bem como as licenciaturas em Química, Física, Matemática, Pedagogia, Letras-Espanhol, Letras-Inglês e Letras-Português, em 30 polos de ensino no Ceará, sua produção de material didático tem o padrão de qualidade reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Fonte: Renata Mendes, Assessora de Comunicação do Instituto UFC Virtual – fones: 85 8801 3485 / 3366 9457