Gestores municipais e estaduais discutem articulação com movimentos sociais na UFC

O Reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Farias, o Presidente do Banco do Nordeste (BNB), Ary Joel Lanzarin, o Prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda, e secretários estaduais e municipais reúnem-se, no próximo dia 23, com representantes de movimentos sociais do Estado, para promover o seminário Políticas Públicas e Movimentos Sociais. A UFC será cenário para o debate sobre experiências exitosas na articulação e no diálogo entre o poder público e os diferentes setores da sociedade.

Um dos objetivos é discutir de que forma se pode construir uma agenda de cooperação entre as duas partes. Não é necessário se inscrever para participar do seminário, que ocorrerá a partir das 17h no Auditório da Reitoria da UFC (Campus do Benfica). Na ocasião, haverá o lançamento do livro Políticas públicas e movimentos sociais: experiências exitosas no Estado do Ceará, publicado pelo Instituto Nordeste XXI, com o apoio do BNB. Veja a programação completa do evento:

17h: mesa de abertura
Jesualdo Pereira Farias – Reitor da UFC; Ary Joel Lanzarin – Presidente do BNB; Márcia Machado – Pró-Reitora de Extensão da UFC; Evandro Leitão – Secretário Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social; Clodoveu Arruda – Prefeito de Sobral; Cláudio Ricardo Gomes de Lima – Secretário Municipal de Trabalho, Inclusão Social e Combate à Fome; Francisco Antônio Almeida Bezerra – Presidente do Instituto Nordeste XXI; Manuel Messias Moreira da Silva (Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza) – representante dos Movimentos Sociais.

17h40min: painel 1 – "Ação social e diálogos com a sociedade"
Evandro Leitão – Secretário Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social; Clodoveu Arruda – Prefeito de Sobral; Cláudio Ricardo Gomes de Lima – Secretário Municipal do Trabalho e Inclusão Social e Combate à Fome.

19h: painel 2 – "Por uma agenda de cooperação entre as políticas públicas e os movimentos sociais"
Eduardo Girão Santiago – Coordenador de Extensão do Benfica – UFC; Osmar de Sá Ponte Jr. – Coordenador de Extensão dos Campi Cariri, Sobral e Quixadá; Francisco Antônio Almeida Bezerra – Presidente do Instituto Nordeste XXI.

19h30min: entrega de certificados de capacitação aos catadores de resíduos sólidos – projeto de inclusão produtiva da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, UFC e Associação Técnico-Científica Engenheiro Paulo de Frontin.

19h45min: jardins da Reitoria – lançamento do livro Políticas públicas e movimentos sociais: experiências exitosas no Estado do Ceará.

Fonte: Prof. Eduardo Girão Santiago, Coordenador de Extensão do Campus do Benfica da UFC – fone: 85 3366 7354