Ex-aluna da UFC é destaque na indústria da construção civil dos EUA

A ex-aluna do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará Fernanda Leite, de 34 anos, foi considerada pela revista Engineering News-Record (ENR) uma das dez mulheres a destacar-se na indústria da construção civil dos Estados Unidos. Professora do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Engenharia Ambiental da Universidade do Texas, Fernanda foi homenageada por sua dedicação ao ensino e à pesquisa tecnológica. "Ela tem otimismo e sempre vê novas oportunidades. Quando vem ao meu escritório, é porque tem uma ideia para o ensino de um novo curso ou para colaborar com outros departamentos", relata o professor da Universidade do Texas Sharon L. Wood, em artigo publicado pela ENR.

Fernanda dá aulas no curso de graduação em Gerenciamento de Projetos e Economia e na pós-graduação em Modelagem de Informações de Construção para Projetos de Capital. Reconhecida como "notável pesquisadora em início de carreira" no Celebration of Engineering & Technology Innovation Award, da FIATECH, ela atualmente desenvolve pesquisa sobre a prevenção de mortes em zonas de construção e sobre o impacto do atraso das entregas de obras.

De acordo com a revista ENR, a jovem é natural de Recife, filha de pesquisador e neta de um empresário do ramo da habitação, responsável por levá-la a visitas aos canteiros de obras, despertando o interesse de Fernanda pela engenharia. Ela conheceu o marido, Daniel Oliveira, quando estudava Arquitetura e Urbanismo na UFC, onde se formou em 2002. Outros detalhes sobre a trajetória profissional e os planos da pesquisadora podem ser vistos na versão virtual do artigo da ENR, principal revista de Engenharia voltada para o setor industrial nos Estados Unidos.

Fonte: Profª Zilsa Santiago, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC – fones: 85 3366 7490 / 3366 7492