CASa informa sua programação do mês de maio

Imagem: TJA recebe o recital "Canções Brasileiras Conterrâneas", que marca o lançamento do CD homônimo de Daniel Sombra (tenor) e Vítor Duarte (piano)A Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa), da Universidade Federal do Ceará, dá início a suas atividades de maio com o Mentores de Docência, na próxima sexta-feira (10), às 9h, no auditório da Pró-Reitoria de Graduação, no Campus do Pici. Nesse espaço para homenagear os docentes que marcaram positivamente a vida dos professores novatos, as convidadas são as professoras Fabiane Elpídio de Sá, da Faculdade de Medicina (Famed), e Ana Karina Moraes de Lira, da Faculdade de Educação (Faced).

No dia 14 (terça-feira), às 19h30, a CASa de Artes volta o foyer do Theatro José de Alencar para o recital Canções Brasileiras Conterrâneas, que marca o lançamento do CD homônimo de Daniel Sombra (tenor) e Vítor Duarte (piano), este último coordenador da CASa de Artes. O repertório reúne canções consagradas de Juvenal Galeno e Alberto Nepomuceno e de artistas contemporâneos, como Sávio Leão, além de composições próprias. A apresentação tem entrada franca.

Já a CASa de Ciência recebe no dia 15 (quarta) a Profa. Elvira Drummond, da UFC, que conduzirá a palestra "Da ação à criação". Licenciada em Artes, bacharel em piano e mestre em Literatura, Elvira tem trabalhos publicados pelas editoras Ricordi (São Paulo), Bruno Quaino (Rio de Janeiro) e Fundação Demócrito Rocha (Ceará), dentre outras. O evento será às 14h30, no auditório da Prograd.

Ainda em maio, acontece o segundo Encontro de Formação para a Docência no Ensino Superior do semestre. A atividade, conduzida pela Prof. Rozimar Machado, da Faced, será realizada no dia 27 (segunda), às 14h, na sala 14 da Faced. Desta vez, os presentes discutirão o tema "Desafios sociais e reforma na educação superior".

A CASa realiza ainda o Programa CASa Aberta, transmitido pela Rádio Universitária FM 107,9, todas as sextas-feiras, a partir das 16h. Com apresentação do Prof. Ricardo Jorge, dos cursos de Jornalismo e de Publicidade da UFC, o programa traz assuntos que dizem respeito à formação docente e ao ensino superior de maneira geral. No mês de maio, o CASa Aberta abordará temas atuais como o processo de criação e avaliação de novos cursos na UFC e os desafios do programa Inglês sem Fronteiras.

Várias Ambiências Temáticas (ATs) estão agendadas para maio. São comunidades criadas e gerenciadas por docentes da UFC visando à construção de aprendizagens significativas em torno de temas relacionados ao desenvolvimento, formação e atuação docente no ensino superior. Entre as ATs atualmente em atividade estão "Didática do ensino da programação de computadores" (AT 16), no anexo da ilha SMD (no prédio da Prograd), e "Habilidades de comunicação na formação de profissionais de saúde" (AT 02), na Famed. Os horários de cada AT, bem como toda a programação da CASa, podem ser conferidos no site www.casa.ufc.br.

Interior – A CASa também terá atividades em dois campi do interior. No campus do Cariri, acontecerá a CASa de Religião no dia 20 (segunda-feira), com o Prof. Regenaldo Costa, da Faculdade de Direito da UFC. Filósofo e mestre espiritual, ele apresentará a palestra "A mística da iniciação: o caminho para o 'Reino de Deus'", no auditório do Campus do Cariri, em Juazeiro do Norte, a partir das 14h30min. Também está prevista uma CASa de Ciência com o Prof. Guilherme de Alencar Barreto, do Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC, no Campus de Sobral, ainda este mês.

Sobre a CASa – A CASa é um amplo e diversificado processo de aperfeiçoamento docente idealizado e fundado em 2009 pela Prograd. A comunidade nasceu como um projeto para formação docente de professores em estágio probatório, com o propósito de construção cooperativa, de caráter contínuo, dialógico e formativo. Com o passar dos anos, o projeto se expandiu e, atualmente, envolve não apenas docentes novatos, mas também veteranos, além de estudantes de graduação e de pós-graduação das diversas unidades acadêmicas da UFC, em Fortaleza e nos campi de Cariri e Sobral.

Fonte: Coordenação da CASa – fone: 85 3366 9526