Lançamento de livro sobre Paulo Abel assinala abertura do Circuito UFC-Arte

Um recital do tenor cearense André Vidal e da pianista Elisa Silveira marcou o lançamento, quarta-feira (8), do livro Paulo Abel, eu me lembro, que reúne depoimentos sobre o cantor cearense Paulo Abel (1957-1992), um dos maiores nomes do canto lírico mundial, com sua voz de castrato. A solenidade foi aberta com a apresentação do Coral da UFC interpretando três canções de Milton Nascimento que fazem parte do espetáculo "Menino", com que o Coral homenageará o cantor e compositor mineiro, a partir de novembro deste ano. Os arranjos das canções foram feitos por André Vidal. O ato foi realizado às 20h no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal do Ceará e assinalou, também, o inicio da programação cultural do Circuito UFC-Arte.

Ao fazer a apresentação do livro, o Prof. Gerardo Silveira Viana Jr., Coordenador do Curso de Música da UFC, que também assina a orelha da publicação, ressaltou que Paulo Abel "enfrentou todas as situações adversas, aparentemente levado pela convicção de sua missão secreta de vida. Não se acomodou com sua condição de nordestino pobre, com a falta de escolas de música em sua cidade, capazes de valorizar sua singularidade e acabou tornando-se o único castrato natural de seu tempo, o que apregoava com orgulho". Mesmo sem sua presença física, acredito que sua missão continua, pois Abel nunca deixou nada pela metade, complementou o apresentador.

O Vice-Reitor Prof. Henry Campos saudou a iniciativa da Secult-Arte em editar o livro sobre Paulo Abel que "não pode ser esquecido pelo que fez em uma vida tão breve". Destacou, ainda, a vitalidade da Secretaria, que tendo à frente o Prof. Elvis de Azevedo Matos já desenvolveu diversas ações em apenas um ano de existência. Ao concluir sua fala, O Prof. Henry ressaltou a formação da plateia, repleta de jovens, um sinal de que a UFC se torna cada vez mais rica e mais bonita.

RECITAL – O programa do recital de André Vidal e Elisa Silveira constou de poemas de Vinicius de Moraes em melodias do compositor Cláudio Santoro. Tenor e pianista interpretaram 13 poemas, que chamaram de canções de amor, e Elisa Silveira, em momento solo, tocou os prelúdios para piano "nº 1" e "nº 6", de autoria de Santoro.

André Vidal é mestre em Canto pela Academia Real de Música, de Londres, e desde 1990 desenvolve uma destacada carreira como cantor tendo atuado nos mais importantes teatros do Brasil em ópera, oratório, repertório sinfônico e música de câmara. Atualmente é diretor musical dos grupos PerSonare, Pentacordis e Boca do Mundo, preparador vocal do Coral da Universidade de Brasilia (UnB). Desde 2008, atua em duo com Elisa Silveira.

A pianista Elisa Silveira ingressou em 2000 na UnB e, sob a orientação do Prof. Daniel Tarquínio, concluiu em 2005 o bacharelado em piano. No ano seguinte foi pianista correpetidora de turmas de canto e corais na Escola de Música de Brasília. Atua regularmente como camerista em duo com o tenor André Vidal e com o grupo PerSonare.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331