Projeto Mapeamus lança livro e DVD com catalogação de grupos musicais do Cariri

Imagem: Em trajes tradicionais, repletos de cor, grupo de reisado se apresenta a céu aberto (Foto: Márcio Mattos)Reisados, bandas cabaçais, grupos de coco, rabequeiros e várias outras manifestações da rica produção musical da região do Cariri foram mapeadas e catalogadas nas páginas do livro Agrupamentos da música tradicional do Cariri cearense, obra a ser lançada na próxima quinta-feira (16), às 18h, no auditório do Campus da Universidade Federal do Ceará no Cariri. O livro é resultado do trabalho de pesquisadores do projeto Mapeamus, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFC e criado há três anos sob a coordenação do Prof. Márcio Mattos, do Curso de Música da UFC no Cariri.

Mais de 150 agrupamentos de rabequeiros, lapinhas, coco, maneiro-pau, dentre outros, estão classificados no livro, que traz textos sobre: a relação entre música e religiosidade, a cultura caririense, a importância de eventos que valorizem a cultura popular regional etc. A pesquisa sobre os grupos teve início em 2012 e resultou também na produção de um DVD e uma página na Internet, com vídeos, fotografias e outros registros.

O trabalho foi feito em parceria com a professora visitante da UFC Carmen Coopat, coautora do livro, ao lado do Prof. Mattos. Outros 15 músicos, produtores culturais e Imagem: Banda Cabaçal Santo Antônio se apresenta em frente à Fundação Casa Grande, em Nova Olinda (Foto: Márcio Mattos)pesquisadores assinam textos na obra, dentre eles o Prof. Gilmar de Carvalho (UFC), referência nacional nos estudos sobre as tradições culturais do Cariri. O livro será vendido no lançamento pelo valor de R$ 40,00, sendo acompanhado pelo DVD com vídeos de alguns grupos visitados durante as pesquisas de campo.

Mapeamus – O projeto Mapeamus foi criado em 2010, a partir de aprovação no Proext, um edital do Governo Federal. Com recursos da ordem de R$ 49 mil aprovados, foram adquiridos os primeiros equipamentos, selecionados os bolsistas e convidados pesquisadores externos, como a Profª Victória Eli Rodrigues, do Departamento de Musicologia da Universidade Complutense de Madri, da Espanha.

O Mapeamus tem o objetivo de identificar e registrar agrupamentos musicais, músicos e espaços de produção, de fruição e de ensino de música no Cariri para, em seguida, contribuir com oficinas, palestras e cursos e realizar apresentações artísticas nos espaços catalogados. Após três anos de atividade, tornou-se um programa e, em 2013, foi aprovado novamente no edital Proext (2013), com recursos da ordem de R$ 150 mil. O Mapeamus conta também com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, por meio de bolsas de Cultura e Arte.

Fonte: Prof. Márcio Mattos, um dos organizadores do livro Agrupamentos da música tradicional do Cariri cearense – fone: 88 3572 7231