Procurar no portal

Oficina de classificação indicativa de audiovisual traz especialistas do Ministério da Justiça à UFC

Imagem: Crianças estão propensas a imitar o que assistem em filmes, desenhos, novelas (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil) Dois especialistas em classificação indicativa do Ministério da Justiça, Alessandra Macedo e Davi Pires, estarão na Universidade Federal do Ceará na próxima quinta-feira (16), para uma oficina de classificação indicativa de audiovisual. A promoção é do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM-UFC), do projeto Educação para o Uso Crítico da Mídia (TVez) e do grupo de pesquisa Ludicidade, Identidades e Discursos nas Práticas Educativas (Ludice). As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser feitas no site do Grim. Os participantes receberão certificado do Ministério da Justiça.

O evento ocorrerá das 14h às 18h30min no Auditório Rachel de Queiroz da UFC (área 2 do Centro de Humanidades). O objetivo dos grupos acadêmicos da UFC é proporcionar o debate sobre a classificação indicativa atrelada às práticas socioeducativas de crianças e jovens.

De acordo com o Painel Nacional de Televisores do Ibope 2007, as crianças brasileiras com idade entre quatro e 11 anos passam, em média, quatro horas e 50 minutos por dia em frente à televisão. Estudos mostram que as crianças estão propensas a imitar aquilo a que assistem em filmes, desenhos, novelas, sem distinguir ficção e realidade. Daí a iniciativa do Ministério da Justiça de oferecer ferramentas para que a família selecione o que os filhos podem ver ou não.

Os critérios da classificação têm como base a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Diferentemente da censura, a classificação apenas orienta o público sobre o conteúdo de programas de TV, filmes, DVDs, jogos eletrônicos e jogos de interpretação, informando as faixas etárias a que não se recomendam. Não há proibição de veiculação.Imagem: Davi Pires, do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação do Ministério da Justiça, é um dos palestrantes (Foto: Wilson Dias / Agência Brasil)

PALESTRANTES – A oficina da próxima quinta-feira será ministrada por Davi Pires, especialista em Gestão Pública na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Docente na Faculdade de Direito da Universidade da Região da Campanha, no Rio Grande do Sul, ele atua também no Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação. Quanto a Alessandra Macedo, é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Desde 2010, é Coordenadora da Classificação Indicativa do Ministério da Justiça.

Fonte: Profª Inês Vitorino, coordenadora do GRIM-UFC – fone: 85 3366 7718

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300