Filme de Domingos de Oliveira e outro inspirado em livro de Ian McEwan estão no Cine Freud

O Cine Freud, projeto de extensão vinculado ao Laboratório de Psicanálise do Departamento de Psicologia, da UFC, divulgou sua programação para maio. A exibição de filmes, nos dias 15, 22 e 29, acontecerá sempre a partir das 14h, na Casa Amarela Eusélio Oliveira (Av. da Universidade, 2591), com a presença de psicanalistas convidados que debaterão os longas-metragens logo em seguida.

O interessado pode fazer a inscrição, gratuita, no site do Cine Freud ou presencialmente no dia do evento, a partir das 13h30min. Há sorteio de livros e emissão de declaração de participação a cada filme.

Programação:
15/05 – Vincent & Theo (direção: Robert Altman; 138 min; 1990; Holanda, Reino Unido, França, Itália e Alemanha). O filme conta a trágica história familiar de Vincent Van Gogh, famoso pintor holandês. Retrata também a relação do artista com seu irmão Theo, que o apoiou ao longo de sua vida. Para debater o filme, a convidada é a Profª Caciana Linhares, do Departamento de Psicologia da UFC.

22/05 – Todo mundo tem problemas sexuais (direção: Domingos de Oliveira, 2008, 80 min, Brasil). O filme retrata, em tom cômico, cinco histórias que versam sobre a sexualidade, envolvendo casais. O longa-metragem é uma adaptação cinematográfica da peça teatral de Domingos de Oliveira. O debatedor convidado é Antonio Secundo, mestre em Psicologia pela UFC.

29/05 – Desejo e Reparação (direção: Joe Wright; 2007; 123 min; Reino Unido, França e EUA). Baseado em romance do escritor britânico Ian McEwan, o filme retrata como a escritora Briony Tallis altera o curso de várias vidas, quando aos 13 anos acusa o namorado de sua irmã mais velha de um crime que ele não cometeu. Quem debate a obra depois da exibição é Joselene Monteiro, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC.

O Cine Freud é organizado, atualmente, pelos alunos Mauro Reis, Lara Silveira, Giselle Gadelha, Eduardo Taveira e Raquel Adeodato, do Curso de Psicologia, sob a coordenação dos professores Orlando Cruxên e Laéria Fontenele. A atividade é realizada há mais de 6 anos e já beneficiou cerca de 7.700 pessoas da comunidade interna e externa.

Fonte: Cine Freud – Laboratório de Psicanálise da UFC – fone: 85 3366 7727