MAUC abriga exposição do artista Francisco Wagner até 28 de junho

O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) inaugurou terça-feira (14) a exposição "Exercício da pintura a óleo", do artista plástico cearense Francisco Wagner. O coquetel de abertura teve set-list do DJ Daniel de Paula, apresentação de curta-metragem produzido pelo coletivo de comunicação digital 1Bando Comunicação e fotografia de Nely Rosa.

A exposição fica aberta até 28 de junho e oferece ao público "alusões geométricas, florais e expressões que transmitem um misto de brasilidade e de universos particulares", conforme descreve um dos integrantes da Associação Brasileira dos Críticos de Arte, Eduardo Evangelista. "São trabalhos de pura arte, onde o labor artesanal se funde com o do fazer artístico puro, resultando em trabalhos que comovem pela singeleza dos detalhes, pela riqueza inventiva e pela singularidade daí resultante", diz o crítico.

A produção cultural da exposição é do artista plástico Francisco Wagner, a curadoria é de Henrique Medeiros Barroso, e a produção executiva é de Higino Farias. O MAUC está aberto a visitações de segunda a sexta-feira.

O ARTISTA – Francisco Wagner Nepomuceno nasceu em Pacoti, na região do Maciço de Baturité (Ceará), tendo iniciado muito cedo sua trajetória como desenhista e pintor. Sua obra sofre fortes influências da exuberância da natureza daquela cidade serrana. São pinturas e desenhos com movimento, texturas e cores em composições sem limites entre o real, o surreal e o abstrato. Em 1983, Wagner ganhou o Prêmio Pirelli de Aquisição, escolhido entre os 20 melhores "pintores jovens" do Brasil.

No Ceará, o artista participou de inúmeras exposições coletivas, com destaque para oito edições do Salão de Abril e cinco exposições individuais. Fez, ainda, exposições individuais e coletivas em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá e Salvador. Seus trabalhos estão representados nas coleções do Banco do Nordeste, Museu Firmeza e Pirelli (prêmios Aquisição). Formado em Pedagogia pela Universidade do Vale do Acaraú (UVA) e pós-graduado em Metodologia do Ensino da Arte, Wagner também tem experiência como arte-educador, em cursos de desenho, pintura, estamparia, dentre outras artes.

Fonte: Museu de Arte da UFC – fone: 85 3366 7481