Projeto UCA entrega certificados a educadores e gestores

O projeto Um Computador por Aluno (UCA), coordenado no Ceará pelo Instituto Universidade Virtual, da Universidade Federal do Ceará, acaba de formar a primeira turma de capacitação do Curso Formação Brasil. Hoje (13), às 17h30min, 220 professores e gestores de nove escolas públicas do Estado recebem os certificados da formação. A solenidade ocorrerá na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Estado do Paraná, em Fortaleza (Av. Alberto Magno, 123, Montese). Somente essa escola formou 42 profissionais (39 professores e três gestores) na referida turma. Os participantes foram instruídos na utilização do laptop educacional em atividades pedagógicas.

De acordo com o coordenador do projeto e docente do Instituto UFC Virtual, Prof. José Aires Filho, o projeto possibilita uma oportunidade diferenciada para crianças e adolescentes utilizarem as tecnologias digitais no ambiente escolar. "O foco do projeto não é apenas fazer inclusão digital, mas fazer do uso do computador em sala de aula um instrumento pedagógico eficaz", comenta.

O projeto UCA enxerga o professor como um ator responsável por dinamizar e inovar momentos de aprendizagem, por meio de práticas pedagógicas que possibilitem estratégias de uso da tecnologia, favorecendo a qualidade do ensino. Os laptops educacionais já fazem parte das atividades pedagógicas de cerca de 500 estudantes de nove a 15 anos por instituição. No Ceará, o UCA está presente em duas escolas da Capital: uma municipal e outra estadual. No Interior, já chegou a cidades como Sobral, Crato, Jijoca de Jericoacoara, São Gonçalo do Amarante, Barreira, Quixadá e Iguatu. No último dia 4, foi iniciada uma turma do curso para professores novatos, devido ao recente incremento no corpo docente.

Fonte: Prof. José Aires, Coordenador Pedagógico do projeto UCA – fone: 85 3366 9407