Constitucionalista português Jorge Miranda ministra palestra em Fortaleza e lança livro

O professor da Universidade de Lisboa e doutor em Ciências Jurídico-Políticas Jorge Miranda, um dos mais renomados constitucionalistas vivos do mundo, estará no próximo sábado (18) em Fortaleza, para palestra sobre justiça constitucional e lançamento do livro As constituições dos estados de língua portuguesa: uma visão comparativa. O evento, aberto ao público, será realizado às 10h na Escola da Magistratura do Ceará (Esmec – Rua Ramires Maranhão do Vale, 70, Água Fria).

Referência internacional em Direito Constitucional, Jorge Miranda teve participação importante na elaboração da Constituição da República Portuguesa (1976), além de ter influenciado a Constituição Brasileira de 1988 e a carta magna de vários países lusófonos, como São Tomé e Príncipe, Moçambique e Guiné-Bissau. Entre mais de 250 trabalhos (livros, artigos e volumes coletivos) assinados por ele, destaca-se o livro Jurisprudência constitucional escolhida (três volumes), bibliografia obrigatória nos estudos sobre o tema. Atualmente, Jorge Miranda dá nome a uma comenda da Universidade de Lisboa, que este ano homenageou o jurista brasileiro Paulo Bonavides.

A palestra do próximo sábado é uma promoção da Esmec, com colaboração do Prof. Flávio Gonçalves, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. A participação é gratuita e não requer inscrição. Mais informações pelos fones (85) 3492 9114 ou 3492 9130.

Fonte: Prof. Flávio Gonçalves, da Faculdade de Direito da UFC – fone: 85 9634 9457