UFC integra Câmara Técnica de Consumo e Turismo do Ceará

A Universidade Federal do Ceará é uma das instituições integrantes da Câmara Técnica de Consumo e Turismo, instalada no último dia 8. A UFC está representada pelo Núcleo de Educação do Consumidor e Administração Familiar (Educon), do Departamento de Economia Doméstica, Coordenado pela Profª Shandra Carmen Sales de Aguiar. A Câmara vai elaborar, discutir e implementar ações locais de proteção ao consumidor turista.

Segundo a Profª Shandra, a Câmara foi criada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, para integrar órgãos públicos e representantes do turismo de modo a implementar ações que promovam a prevenção de eventuais conflitos de consumo no turismo, com ênfase na Copa das Confederações, a ser realizada de 15 e 30 de junho deste ano, e na do Mundo, que acontecerá em 2014.

Todas as capitais sedes das copas – Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Salvador, em ambas; São Paulo, Porto Alegre, Cuiabá, Curitiba, Manaus e Natal, apenas na Copa do Mundo – contarão com câmaras. Em Fortaleza, a entidade foi criada em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza.

A Profª Shandra informa que, para melhor aplicabilidade das ações, cada uma delas foi dividida em cinco câmaras temáticas. "O Educon coordena a Câmara Temática de Saúde e participa da Câmara Temática de Lazer e Entretenimento e da de Hotéis, Restaurantes e Bares e Similares, ou seja, vai acompanhar e fiscalizar os serviços oferecidos aos turistas no que diz respeito à saúde, ao lazer, aos restaurantes, casas de show, teatros, dentre outros", diz.

No Ceará a coordenação é do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) e é composta por membros gestores: da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce); da Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acfor); da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-CE; da Defensoria Pública do Estado do Ceará; do Fórum Permanente de Proteção e Defesa do Consumidor (FPDC); do Instituto de Pesos e Medidas do Estado (IPEM-CE); do Núcleo de Educação do Consumidor da Universidade Federal do Ceará (Educon-UFC); do Procon-Assembleia; do Procon Municipal de Fortaleza; da Secretaria de Justiça do Estado (Sejus); e da Vigilância Sanitária do Estado e do Município.

Fonte: Profª Shandra Aguiar, Educon, do Departamento de Economia Doméstica da UFC – fone: 85 3366 9474