No primeiro trimestre de 2013, HUWC é líder nacional em transplantes de fígado

Imagem: Fachada do Hospital Universitário Walter Cantídio (Foto: Júnior Panela)Com 31 transplantes de fígado registrados de janeiro a março de 2013, o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará, realizou o maior número de procedimentos desse tipo no País, ultrapassando pela primeira vez o Hospital Albert Einstein (SP), que marcou 28 transplantes hepáticos no primeiro trimestre deste ano.

O HUWC já liderava esse ranking entre os centros transplantadores públicos, mas esta é a primeira vez em que um hospital do Norte-Nordeste assume a liderança nacional, ultrapassando inclusive as instituições privadas. O desempenho do HUWC também coloca o Ceará em 1º lugar no ranking de transplantes de fígado por milhão de habitantes por unidade federativa (20), à frente do Distrito Federal (17) e de São Paulo (15).

As estatísticas são do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), veículo oficial da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). "Esse grande avanço é muito importante para o HUWC, apesar das dificuldades encontradas no período de reformas, essenciais para nossa modernização", ressaltou o Dr. Huygens Garcia, Chefe do Serviço de Transplante Hepático do Hospital Universitário. Ele disse que o HUWC apresenta todas as condições para se manter na liderança entre os centros transplantadores do Brasil, mas reforçou que os bons resultados dependem da quantidade de doadores do órgão.

Atualmente, a lista de espera para quem precisa de um novo fígado é de 145 pessoas. Dr. Huygens destacou o trabalho da equipe multidisciplinar do Serviço de Transplante Hepático, que ao lado de grupos como o Serviço de Imagem e de Gastroenterologia tem garantido alto índice de sobrevida dos pacientes transplantados. "Nossa estatística marca o percentual de sobrevida superior a 85%, e com esses destaques desejamos que sejam disponibilizados mais recursos para a área de transplantes", afirma.

Veja outros números sobre transplantes de órgãos no primeiro semestre de 2013, no site da ABTO.

Fonte: Divisão de Imprensa e Marketing dos Hospitais Universitários – fone: 85 3366 8183