Oficina avalia atuação do Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica

Prossegue hoje (17) a Oficina Regional do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), criado no âmbito do Ministério da Saúde para estimular a formação do médico para a real necessidade da população brasileira e levar esse profissional para localidades com maior carência de profissionais de saúde. O Provab teve início em 2012, e nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, municípios e médicos aderiram à segunda etapa do Programa e, em março, iniciaram as atividades práticas nas Unidades Básicas de Saúde.

No Ceará, cerca de 700 médicos formados aqui e em outros estados estão trabalhando em cidades do Interior e também na periferia de Fortaleza, segundo informações da Profª Neile Torres, coordenadora do Programa na Universidade Federal do Ceará.

Para o médico participante do Provab, é obrigatório realizar curso de pós-graduação prático-teórico em saúde da família, com 12 meses de duração. O profissional recebe bolsa federal no valor de R$ 8 mil mensais e tem suas atividades supervisionadas por uma instituição de ensino, que no Ceará é a UFC ou a Escola de Saúde Pública. Para os médicos bem avaliados, o Provab mantém a bonificação de 10% nos exames de residência médica, seguindo a Resolução nº 03/2011 da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

A Oficina reúne coordenadores do Provab do Ceará, Paraíba, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte que analisam a concepção, os propósitos e o panorama das ofertas educacionais do Programa. Realizaram uma rodada de tira-dúvidas e trataram de detalhes como pagamentos de bolsas, diárias, ajudas de custo, remanejamento, assiduidade e absenteísmo.

Até o final do dia de hoje (17) serão apresentadas as conclusões da primeira etapa dos trabalhos para no final serem apresentadas, em painel, para avaliação. O evento está sendo realizado no hotel Blue Tree, na Rua Atualpa Barbosa Lima, 500, Praia de Iracema.

Fonte: Profª Neile Torres – Coordenadora do PROVAB, pela UFC, em Fortaleza - fone: 85 3366 8066