Simpósio nacional discute recursos naturais do semiárido

Com o tema "Pesquisa e transferência de tecnologia contextualizada ao Semiárido", acontece no período de 22 a 24 de maio o I Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido. A programação começa, no dia 22, a partir das 8h, com um mutirão para plantio de essências da Caatinga adequadas para a recuperação da mata ciliar no trecho do rio Jaguaribe, nas proximidades da área do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Ifce – Campus de Iguatu). A abertura oficial será às 19h, no Ifce em Iguatu, município situado a 384 quilômetros de Fortaleza.

O encontro é realizado, em parceria, pela Universidade Federal do Ceará, através do Centro de Ciências Agrárias (CCA), pelo Ifce-Iguatu, pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Manejo de Água e Solo no Semiárido (Massa) e pelo Programa Ecológico de Longa Duração (PELD), sítio 16 (capital natural da Caatinga, Ceará). Na solenidade de abertura oficial do evento, haverá palestra sobre o "Histórico e perspectivas das pesquisas e transferência de tecnologia dos recursos naturais no semiárido", seguida de show de repentistas sobre a vida no semiárido e de coquetel.

Além de toda a parte acadêmica do encontro, com apresentação de trabalhos, palestras e mesas-redondas, o programa inclui minicursos (destinados apenas a agricultores), e as inscrições são grátis. Entre os temas dos minicursos estão: manejo sustentável da apicultura; manejo sustentável de galinha caipira; produção de mudas de plantas nativas da caatinga; produção e uso de plantas medicinais; sistema de irrigação para agricultura familiar (baixo custo); e técnicas de coleta.

Na programação geral estão previstas mesas-redondas sobre: manejo das águas superficiais na região semiárida; exploração da Caatinga no manejo sustentável de pequenos animais; e recuperação de áreas degradadas. Entre os temas das palestras programadas estão: novas tecnologias para o monitoramento e estudo de qualidade de água; fontes renováveis de energia para semiárido; e o papel do bioma Caatinga no fluxo de carbono.

Outras atividades do seminário são a visita à trilha ecológica do Ifce-Iguatu feita por alunos da rede municipal da região e da comunidade e a distribuição de essências da Caatinga à comunidade. A programação detalhada e outras informações estão no blog do evento.

Fontes: Comissão Organizadora do Seminário e Coordenadoria de Extensão do Centro de Ciências Agrárias da UFC – fone: 85 3366 9735