Inscrições para exame de proficiência em espanhol acontecem até 27 de maio

Estão abertas, até 27 de maio, as inscrições para a prova do Certificado de Español, Lengua y Uso (CELU), exame de proficiência de espanhol como língua estrangeira que pode ser obtido por todos que não possuem esse idioma como primeira língua. A Universidade Federal do Ceará é uma das sedes que aplica o exame do CELU no Brasil, duas vezes ao ano: em junho e em novembro.

É o único exame reconhecido oficialmente pelo Ministério da Educação brasileiro e pelo Ministério das Relações Exteriores da República Argentina, oferecido pelo Consórcio Interuniversitário Espanhol como Língua Segunda e Estrangeira (ELSE): grupo de universidades da Argentina que, desde 2004, tem se dedicado a orientar, certificar e avaliar o espanhol. O CELU também serve para quem pretende validar sua capacidade de usar o espanhol como segunda língua para âmbitos de trabalho e estudo.

As inscrições para o exame, que acontecerá no dia 7 de junho, são feitas pelo site do CELU. É preciso efetuar uma taxa de R$ 160,00. As provas serão aplicadas na área I do Centro de Humanidades da UFC – Campus do Benfica.

Por tratar-se de exame de desempenho, podem se inscrever candidatos cuja língua materna não seja o espanhol ou interessados que tenham estudado o idioma em qualquer nível. Após ser avaliado, o candidato é classificado nos níveis básico, intermediário ou avançado. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fontes: Professoras Lívia Rádis Baptista, Massília Dias, Valdênia Falcão e Inês Cardoso, do Departamento de Letras Estrangeiras da UFC, responsáveis pela difusão e aplicação do CELU na UFC – fone: 85 3366 7612