Programa Residência Agrária debate educação no campo no dia 29

O Programa Residência Agrária (PRA) realiza, no próximo dia 29, seu II Ciclo de Debates, com o tema "Políticas públicas e educação do campo: explorando novas abordagens no mundo rural". As atividades acontecem das 14h às 16h, no Auditório da Zootecnia, no Campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. O objetivo do encontro é apresentar a educação do campo e sua inserção na agenda política educacional nos últimos anos. O evento é aberto ao público, e as inscrições são feitas na ocasião.

Os palestrantes são: Maria das Dores Ayres Feitosa, Coordenadora Estadual do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); José Ribamar Furtado de Souza, professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab); e Jorge Soares, aluno da Escola Família Agrícola Dom Fragoso, de Independência (CE). A moderadora será a Profª Eliane Dayse Pontes Furtado, da Faculdade de Educação da UFC.

SAIBA MAIS – O PRA, desde 2004, oferece aos alunos de graduação dos cursos de Ciências Agrárias da UFC formação teórico-prática por meio de seus grupos de estudos, capacitações, oficinas pedagógicas, pesquisa aplicada e estágio de vivência em áreas de assentamentos rurais no Ceará. Por meio do Programa, os estudantes ampliam os conhecimentos sobre o modo de vida e de produção da agricultura familiar e dos princípios do manejo agroecológico, fortalecendo a formação nas dimensões: social, econômica, política, técnica e ambiental.

Durante a formação, eles são estimulados a produzir ensaios acadêmicos, participar de eventos científicos e ingressar na pós-graduação. Numa via de mão dupla, o PRA também possibilita o acesso de jovens assentados na formação dos princípios agroecológicos para se tornarem multiplicadores em suas áreas de assentamento. O PRA é coordenado pela Profª Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo.

Fonte: Programa Residência Agrária – fone: 85 3366 9480