Maternidade apresenta novos projetos, e Cariri arrecada frascos para leite humano

Imagem: Recipientes com leite congelado em banco de leiteO Banco de Leite Humano da Universidade Federal do Ceará comemora na quinta-feira (23), a partir das 8h30min, o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado oficialmente no último dia 19. O evento será na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), onde haverá homenagens às colaboradoras do Banco e entrega de certificado às mães doadoras. Na ocasião, também serão apresentadas duas iniciativas de interesse de mulheres gestantes ou com bebês em fase de amamentação: o programa Sala de Amamentação para Mulheres Trabalhadoras e o projeto Conto com Você.

O Conto com Você, que passa a funcionar na MEAC a partir de julho, consiste em um trabalho de mobilização e sensibilização junto aos profissionais da Maternidade e do Hospital Universitário Walter Cantídio, com visitas assistidas e apresentação da estrutura física e funcional do Banco de Leite Humano. O objetivo é promover o engajamento no trabalho de coleta e distribuição de leite a bebês internados na UTI neonatal. Dessa forma, pretende-se favorecer a troca de conhecimentos entre os profissionais da MEAC e criar novas parcerias para aumentar a doação de leite.

Já o programa Sala de Amamentação para Mulheres Trabalhadoras consiste na implantação de salas de apoio à amamentação no local de trabalho da mulher, onde ela possa, com privacidade e segurança, esvaziar as mamas e garantir o leite para o próprio filho e o de outras mães. O programa foi regulamentado em 2010 pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em 2013, a MEAC aderiu à iniciativa.

O Banco de Leite Humano da MEAC foi fundado em 1988. O setor trabalha para a proteção, promoção e incentivo à amamentação, ajudando na redução dos índices de morbimortalidade infantil no Ceará e na qualidade de vida da população.

BIBLIOTECAS DA UFC NO CARIRI – As bibliotecas do Campus da Universidade Federal do Ceará no Cariri promovem, até 10 de julho, uma campanha de arrecadação de frascos de vidro para o armazenamento de leite materno. Com o tema "Doe frascos de vidro e ajude a manter o leite e a vida de muitas crianças", a campanha visa coletar frascos de vidro limpos (potes de maionese, café solúvel, doce, azeitona etc.) para doação aos bancos de leite dos hospitais-maternidade de Barbalha.

Segundo a bibliotecária do Curso de Medicina em Barbalha, Kécia Damasceno, a campanha integra as ações de responsabilidade social da Biblioteca de Medicina e surgiu a partir da percepção de uma demanda crescente pelos utensílios dos hospitais da região. "Apesar de ser um objeto simples, só coletamos, até agora, 23 frascos, pois muita gente joga fora esses potes de vidro. Por isso fica o convite aos alunos, professores, servidores e comunidade a participarem da campanha", afirma.

Interessados podem realizar suas doações nas Bibliotecas da UFC: em Barbalha (Rua Divino Salvador, 284, Bairro Rosário), das 7h às 18h; em Juazeiro do Norte (Rua Tenente Raimundo Rocha, s/n, Cidade Universitária), das 7h30min às 22h; e no Crato (Rua Vereador Sebastião Maciel Lopes, s/n, Bairro São José), das 8h às 16h. Mais informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (88) 3312 5008.

Fontes: Divisão de Imprensa e Marketing dos Hospitais Universitários da UFC – fone: 85 3366 8183 / Kécia Damasceno, Bibliotecária do Curso de Medicina da UFC no Cariri – fone: 88 3312 5008