Curso de Geografia abre comemorações de seu cinquentenário

No próximo dia 29, o Curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará abre as comemorações de seus 50 anos de criação. A solenidade acontece a partir das 14h, no auditório do Departamento de Geografia (bloco 911), no Campus do Pici, em Fortaleza, com a presença do Reitor Jesualdo Farias. Às 15h, mesa-redonda vai reunir professores daquele departamento para conversarem sobre o tema "Curso de Geografia na UFC: entre datas e fatos, memória e realidade". Participam os professores Edson Vicente da Silva, Maria Florice Raposo Pereira, Tércia Correia Cavalcante e José Borzacchiello da Silva. Em seguida, será divulgado o calendário anual de comemorações dos 50 anos do Curso e realizada confraternização.

De acordo com artigo da Profª Florice Raposo, integrante da comissão organizadora do cinquentenário, o Curso de Geografia foi criado em 25 de janeiro de 1961 pela Lei nº 3.866, no contexto da criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, com os cursos de licenciatura de Matemática, Física, Química, Geografia, História, Pedagogia, Ciências Sociais e Letras. Em 1963, aconteceu o primeiro vestibular para Geografia na UFC.

Em 1968, foi instalado o bacharelado em Geografia, e os licenciados puderam complementar a formação acadêmica que lhes permitiu o exercício legal da profissão de geógrafo. Com a criação do Centro de Humanidades, em 1969, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras deixou de existir, passando os cursos a se aglomerarem de outra forma. A Profª Florice conta que o de Geografia passou a integrar o Instituto de Geociências, juntamente com o Curso de Geologia, ainda no Campus do Benfica.

Em 1973, foi criado o Centro de Ciências, e os dois cursos passaram a integrar o Departamento de Geociências, já no Campus do Pici. Em 1983, houve o desmembramento desse departamento, surgindo os departamentos de Geologia e Geografia. Os cursos de graduação – bacharelado e licenciatura – em Geografia foram separados em 2005. Atualmente neles ingressam 80 alunos a cada ano, e em média se formam, nos dois cursos 60 profissionais por ano.

Na área da pós-graduação em Geografia, tudo começou em 1987, quando o Departamento promoveu o curso de especialização "Nordeste: questão regional, questão ambiental". Em 2004, foi criado o mestrado, e em 2009, o doutorado. A Geografia também está presente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema), juntamente com os cursos de Biologia e Economia Agrícola. O mestrado desse Programa teve início em 1994, e o doutorado, em 2010.

Conforme os dados da Profª Florice, a Pós-Graduação em Geografia já formou, até maio de 2013, 88 mestres e 12 doutores. Além das atividades de ensino, a pesquisa e a extensão têm papel relevante e são realizadas nos oito laboratórios do Departamento. Vale destacar ainda as publicações a ele vinculadas: revista Mercator (Qualis CAPES A2), revista Geosaberes (Qualis CAPES B5) e coleção Estudos Geográficos.

Fontes: Profª Adriane Gorayeb, Profª Clélia Lustosa e Profª Florice Raposo Pereira, da Comissão Organizadora das Comemorações do Cinquentenário do Curso de Geografia da UFC – fone: 85 3366 9864