Lançado livro sobre parceria entre universidade, poder público e movimentos sociais

Imagem: O presidente do Instituto Nordeste XXI, Francisco Bezerra, fez o discurso de abertura do Seminário (Foto: Igor Grazianno)"Você não imagina o que é poder dizer que tenho uma profissão. A Maria de antes do curso era uma pessoa de sonhos; a de hoje é uma pessoa de sonhos realizados". O relato é da cearense Maria da Guia, 41 anos, moradora do município de Caucaia, que mudou de vida após participar das aulas de corte e costura do Programa Gera Renda, voltado para a formação de mulheres para o mercado de trabalho. A iniciativa só foi possível por meio de uma parceria entre a Universidade Federal do Ceará, o Banco do Nordeste (BNB) e o Iprede. A história de Maria da Guia e outros bons exemplos de articulação entre academia, poder público e terceiro setor estão contados nas páginas do livro Políticas públicas e movimentos sociais, lançado ontem (23), no Auditório da Reitoria.

A obra foi organizada pelo Prof. Eduardo Girão, coordenador de Extensão do Campus do Benfica, e publicada pelo Instituto Nordeste XXI. O lançamento ocorreu durante seminário homônimo, do qual participaram: o Reitor Jesualdo Farias; o secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Cláudio Ricardo; a secretária do Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza de Sobral, Valdizia Ribeiro; o diretor de Desenvolvimento Sustentável e Microfinança do BNB, Stélio Gama; dentre outras autoridades e vários representantes de movimentos sociais.Imagem: Representantes do Banco Palmas e de outros movimentos sociais participaram do evento (Foto: Igor Grazianno)

O Reitor destacou a interlocução da UFC com a comunidade externa, através de projetos de extensão que já chegam a praticamente todo o Ceará. "Nós, da Universidade, queremos cada vez mais aprender com os movimentos sociais e encontrar soluções criativas para os problemas do Estado. A UFC tem colocado sua inteligência para fortalecer esse diálogo", disse o Prof. Jesualdo.

Ele anunciou que a UFC está articulando com o Movimento Sem-Terra (MST) a institucionalização das ações extensionistas no campo e destacou parcerias já existentes, como as realizadas com as ONGs Cearah Periferia, Terramar, Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF), dentre outras.

O livro será distribuído para cerca de 20 instituições retratadas na obra, das quais 14 funcionam com participação ativa da UFC. Os exemplares não serão vendidos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331