Ano Alemanha-Brasil realiza concerto de música clássica no sábado

Integrando a programação do Ano da Alemanha no Brasil 2013-2014, será realizado no próximo sábado (1º), às 20h, no Teatro Celina Queiroz (Universidade de Fortaleza – Unifor), o concerto da Orquestra Young Euro Classic. Reunindo cinco jovens músicos alemães, da Orquestra na Renânia do Norte, e cinco jovens músicos brasileiros, da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, além de um pianista brasileiro, a Orquestra se apresenta com um corpo sonoro de dupla nacionalidade.

Na ocasião, serão interpretadas peças de Bach, Villa-Lobos, Marlos Nobre, Hanz Werner Henze e Beethoven. Haverá ainda uma apresentação de duas peças executadas pela camerata da Unifor.

A Temporada da Alemanha no Brasil é uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, com direção a cargo da BDI Brazil Board (BDI). Outros realizadores do projeto são o Instituto Goethe, o Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) e o Ministério para Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ). Para a programação dos projetos e eventos da Temporada, basta acessar o site www.alemanha-e-brasil.org.

DOMINGO – No próximo domingo, às 9h, no SESC-Iracema (Rua Boris, 90, Praia de Iracema, ao lado do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura), haverá o encerramento da exposição "Berlim – imagens de uma metrópole", uma videoinstalação e fotoinstalação do fotógrafo alemão Bernd Bühmann.

No encerramento, haverá leitura de textos de autores alemães e brasileiros sobre Berlim. Integram o programa obras dos autores Walter Benjamin, Uwe Timm, Wladimir Kaminer, Rubem Fonseca e João Ubaldo Ribeiro. O evento terá participação especial de atores do grupo Teatro Máquina (Edivaldo Batista, Loreta Dialla, Levy Mota, Ana Luiza Rios).

Fonte: Profª Ute Hermanns, professora visitante do DLE, leitora do DAAD na UFC e Coordenadora Cultural da Casa de Cultura Alemã – fone: 85 3366 7642