Pesquisador Vivaldo Moura Neto, da UFRJ, é novo professor honoris causa da UFC

Imagem: O Vice-Reitor, Henry Campos, entregou a Vivaldo Moura Neto o título de professor honoris causa da UFCA Universidade Federal do Ceará integrou, a sua galeria de professores honoris causa, o pesquisador Vivaldo Moura Neto, professor titular do Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que recebeu o título na noite de ontem (28) das mãos do Vice-Reitor, Prof. Henry de Holanda Campos, no exercício da Reitoria. O homenageado foi saudado pelo Diretor da Faculdade de Medicina da UFC, Prof. Luciano Bezerra Moreira, relator da proposta de concessão da honraria, apresentada pelos professores Ariel Gustavo Scafuri e Gerly Anne de Castro Brito. Em sua fala, o Prof. Luciano Moreira disse que ali estava para celebrar não somente o mérito, mas "as ações do honrado professor em prol de nossa Universidade". Veio prestigiar o evento uma comissão formada por vários professores da UFRJ, colegas do homenageado.

O Prof. Henry Campos também enfatizou a ligação do Prof. Vivaldo Moura Neto com a UFC, instituição com a qual vem se relacionando, "partilhando conhecimentos, subsidiando pesquisas e incentivando a docência, a pesquisa e a extensão". A contribuição do Prof. Vivaldo tornou possível a aprovação, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES), do Doutorado Interinstitucional em Ciências Morfológicas celebrado entre UFC e UFRJ, "trazendo recursos financeiros, impulsionado a pesquisa e o ensino de Morfologia, bem como fortalecendo o pleito de uma pós-graduação na área", destacou o Prof. Luciano Moreira.

Há de se destacar, igualmente, sua decisiva e indispensável colaboração na formação de professores e na condução de projetos que têm gerado novas áreas de pesquisa, trazido novos equipamentos e ensejado a realização de importantes eventos científicos, segundo o Vice-Reitor Henry Campos.

Dizendo-se feliz e emocionado, o Prof. Vivaldo Moura Neto agradeceu o título que acabava de receber lembrando suas primeiras incursões na UFC quando, segundo afirmou, "foi muito fácil estabelecer parceria". Disse que acreditava, na ocasião, estar embarcando "numa aventura de sucesso". "A UFC tem um papel de liderança na região do semiárido brasileiro", prosseguiu o professor, acrescentando que a Instituição precisa verdadeiramente manter essa posição.

Agradeceu a todos que propuseram a homenagem e a sua mulher (Madalena Jara Moura) e filhos por compreenderem suas ausências. Confessou que, nos dias que antecederam a homenagem, ficava pensando em como traduzir o que sentia. Lembrou-se de uma viagem feita com a família à Bretanha, na França, quando conheceu uma edificação de mais de 4.500 anos, de 14 mil toneladas, que fora erguida ao longo de mais de 100 anos, por várias gerações de homens que moravam na região. Como viviam em média 20 anos, sabiam que não iriam ver a edificação concluída, mas "trabalharam para o futuro, para os que virão depois".

Com essa alegoria, o novo professor honoris causa estabeleceu um paralelo entre seu trabalho e o desenvolvido por universidades como a UFC, que assumem um compromisso social e se orientam sob uma perspectiva histórica. Por fim, apropriando-se de uma frase que disse ter lido, há muito tempo, num livro de Física, assegurou que "se via longe, é porque estava sobre ombros de um gigante".

QUEM É – Vivaldo Moura Neto é membro associado da Academia Brasileira de Ciências desde 1992. Mestre pelo Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da UFRJ, foi docente da Universidade Estadual do Rio de Janeiro até 1980, quando se afastou para fazer doutorado no Colégio da França (Paris), sob a orientação do Prof. François Gros. Quatro anos depois, obteve o título de doutor em Ciências Naturais, com um conjunto de seis artigos.

Seus trabalhos, através de elegantes culturas de neurônios e astrócitos, contribuíram significativamente para esclarecer o papel das proteínas do citoesqueleto na diferenciação celular. Foi dos primeiros a caracterizar a heterogeneidade das populações gliais e a especificidade da interação neurônio-glia, durante o desenvolvimento do sistema nervoso central. Seus estudos tornaram evidente que astrócitos podem influenciar a diferenciação neuronal, através quer das proteínas da matriz extracelular, quer da capacidade de secretar fatores de crescimento.

Em 1996, foi para o Departamento de Anatomia da UFRJ como professor titular, participando de forma proativa da transformação acadêmica daquele Departamento. Nele, seus estudos sobre a ação do hormônio da tireoide induzindo astrócitos à secreção de fatores de crescimento demonstraram efeitos autócrino e parácrino dos fatores gliais na diferenciação astrocitária e neuronal. Com apoio do Pronex (programa nacional de estímulo a núcleos de excelência em pesquisa), o professor tem aplicado esses conhecimentos no estudo de gliomas humanos – tumores de prognóstico ainda reservado – em projeto colaborativo com os Serviços de Neurocirurgia e Patologia do hospital da UFRJ.

O Prof. Moura Neto é orientador de número significativo de dissertações de mestrado e teses de doutorado, tendo formado docentes para várias universidades brasileiras. No momento, coordena a cátedra UNESCO de Biologia do Desenvolvimento com o objetivo de promover cursos internacionais anuais e também de estabelecer um laboratório internacional que possa desenvolver pesquisa integrada com laboratórios do exterior.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331