Três curtas do Núcleo de Cinema de Animação da UFC são selecionados para o Anima Mundi

O Núcleo de Cinema de Animação (Nuca) da Casa Amarela Eusélio Oliveira, equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará, teve três curtas-metragens indicados para o Festival Internacional de Animação do Brasil, o renomado Anima Mundi, que acontece em agosto deste ano. Os filmes indicados – "Picolé", "O Homem do Saco" e "Esporte para Todos", de Telmo Carvalho – foram produzidos em oficinas realizadas com crianças e jovens no Interior e na Capital. O Anima Mundi, segundo festival de cinema de animação mais importante no cenário mundial, ocorrerá de 2 a 11 de agosto, no Rio de Janeiro, e de 14 a 18, em São Paulo, além de ter uma versão itinerante que percorrerá cidades do País.

Os vídeos foram selecionados na categoria "Futuro Animador", mostra não competitiva voltada para produções decorrentes de cursos e oficinas realizadas em todo o mundo. Este ano, realizações de sete países participam da modalidade. As oficinas que resultaram nos curtas "Picolé" e "O Homem do Saco" foram realizadas em 2012, em Sobral e Limoeiro do Norte, em parceria com o Instituto CDL. Já "Esporte para Todos" é resultado de oficina realizada no bairro Cidade 2000, em Fortaleza, em parceria com a SP Combustíveis.

O Nuca existe há 26 anos com o objetivo de incentivar a produção e difusão do cinema de animação no Estado. Desde 1993, funciona em parceria com a Casa Amarela Eusélio Oliveira, da UFC. De lá para cá, o Núcleo já teve produções premiadas em festivais nacionais e internacionais, como o filme "Fátima", de Jeferson Hamaguti, 3º lugar na categoria "concurso água", do Anima Mundi 2011.

Fontes: Telmo Carvalho, coordenador do Nuca – fones: 85 9266 1572 / 3366 7856 e Wolney Oliveira, diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira – fones: 85 3366 7772 / 3366 7773