Reitor empossa 30 novos servidores docentes e técnicos

Foram empossados na manhã de sexta-feira (31) 12 professores e 18 técnico-administrativos, recentemente aprovados em concurso público. Eles exercerão as funções nos campi da Universidade Federal do Ceará em Fortaleza e no Cariri. A solenidade foi presidida pelo Reitor Jesualdo Farias, que compôs a mesa com o Vice-Reitor, Prof. Henry de Holanda Campos, e o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Serafim Ferraz.

Ao dar as boas-vindas aos "novos colegas", o Prof. Jesualdo Farias disse que com a incorporação deles ao quadro docente, a UFC passa a contar com 1.916 professores. Anunciou que, ainda neste ano, por concurso, deverão ser nomeados mais 233 docentes. Também serão chamados mais 275 servidores, alguns de concursos já realizados.

O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Serafim Ferraz, observou que os empossados estavam começando um novo plano de vida, reiniciavam a vivência profissional e que a UFC desejava acolhê-los da melhor maneira possível. Citou o estágio probatório de três anos e recomendou que os novos servidores (docentes e técnicos) mantivessem contanto com a Progep, "porque precisamos trabalhar juntos" no processo de adaptação.

Para situar os recém-empossados acerca das dimensões da Instituição, o Prof. Jesualdo Farias apresentou dados, começando pelo número de pessoas que fazem a comunidade universitária, "em torno de 53 mil pessoas, bem maior do que dezenas de cidades do interior cearense". São 28 mil alunos de graduação presencial, 6 mil de cursos semipresenciais, 6.500 de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), 4.500 nas Casas de Cultura Estrangeira e cerca de 8 mil funcionários.

Discorreu ainda o Reitor sobre os programas de assistência aos estudantes (bolsas, residências, auxílio-moradia, restaurantes), sobre a estrutura física (laboratórios, blocos didáticos, refeitórios) e a ampliação do número de cursos. Citou a expansão da UFC para cidades como Russas e Crateús e a missão que tem agora de efetivar a Universidade Federal do Cariri a partir dos campi da UFC em Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato, que abrigam 11 cursos. A Federal do Cariri vai se expandir, ainda, para Brejo Santo e Icó.

Ao encerrar seu pronunciamento, parabenizou os recém-empossados, bem como seus familiares e amigos presentes ao evento, realizado no Auditório da Reitoria. Desejou sucesso profissional e assegurou que eles estavam ingressando numa instituição ícone do Ceará e incluída entre as melhores do País.

NOVOS SERVIDORES – São os seguintes os professores recém-empossados: Clarisse Dias de Albuquerque, Cleyton Vieira Fernandes e Juliana Lotif Araujo, para o Campus do Cariri; David Barbosa de Oliveira, para a Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC); Delane Viana Gondim, para a Faculdade de Medicina; Emyle Pompeu de Barros Daltro, para o Instituto de Cultura e Arte (ICA); Camila Teixeira Moreira Vasconcelos, Gilmara Holanda da Cunha, Nirla Gomes Guedes e Priscila de Souza Aquino, para o Departamento de Enfermagem da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE); Juliana Cristine Diniz Campos, para a Faculdade de Direito; e Geová Maciel de Alencar Filho, para o Departamento de Física, do Centro de Ciências.

Como servidores técnico-administrativos, passaram a integrar os quadros da UFC: Adila Silva Araújo, tradutora e intérprete da linguagem de sinais; Anderson Carlos Freitas Santos, Antonio Rafael Medeiros Lacerda e Vanderleia Lúcia de Souza, assistentes em administração; Davi Cândido da Silva e Virginia Moura Garcia, técnicos em assuntos educacionais; Elano Rolim Melo, Francisco Airton Forte Feitosa, Luiz Gonzaga de Albuquerque Neto, Pedro Crispim Alencar, Taison Martins Almeida, técnicos de tecnologia da informação; Eurijunior Sales de Souza, Fabiano Bezerra de Vasconcelos e Igor Flávio Simões de Sousa, técnicos de laboratório de informática; Francisco Antônio Mendonça Feitosa Filho e Luana Batista Rodrigues, administradores; Rejane Silva dos Anjos, técnico de laboratório de saúde bucal; e Laerte Santos Moura, técnico de laboratório de multimídia.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331