Filmes de Lars von Trier, Jean-Claude Lauzon e James L. Brooks estão no Cine Freud de junho

O Cine Freud, projeto de extensão vinculado ao Laboratório de Psicanálise do Departamento de Psicologia, da Universidade Federal do Ceará, divulgou sua programação para junho. A exibição de filmes, nos dias 5, 12 e 26, acontecerá sempre a partir das 14h, na Casa Amarela Eusélio Oliveira (Av. da Universidade, 2591), com a presença de psicanalistas convidados que debaterão os longas-metragens logo em seguida.

O interessado pode fazer a inscrição, gratuita, pela Internet ou presencialmente no dia do evento, a partir das 13h30min. Há sorteio de livros e emissão da declaração de participação a cada filme.

Programação:
5/06 – Anticristo (Antichrist: 2009; 108 min; Dinamarca-Alemanha-França-Suécia-Itália-Polônia; direção: Lars von Trier). O filme conta a história de um casal que, após trágica perda, recolhe-se a uma cabana na floresta e passa a viver rusticamente, com o objetivo de se recuperar emocionalmente. Para debater o filme, o convidado é Leonardo Danziato.

12/06 – Léolo (1992; 130 min; Canadá e França; direção: Jean-Claude Lauzon). Léolo, um garoto sonhador de 12 anos, vive com sua excêntrica família de operários. Ele escreve num caderno, com bastante imaginação, suas observações sobre o mundo. Uma obra-prima poética e um dos filmes mais emblemáticos da década de 1990. A debatedora convidada é a Profª Aparecida Montenegro, do Curso de Filosofia da UFC.

26/06 – Melhor é impossível (As good as it gets: 1997; 139 min; EUA; direção: James L. Brooks). Após um acidente, os caminhos de Melvin, um sarcástico escritor, de Carol, uma garçonete, e Simon, um artista, encontram-se. De modo inusitado, eles acabam por compartilhar situações cotidianas. Quem debate a obra depois da exibição é Irvina Sampaio.

O Cine Freud é organizado, atualmente, pelos alunos Mauro Reis, Lara Silveira, Giselle Gadelha, Eduardo Taveira e Raquel Adeodato, do Curso de Psicologia, sob a coordenação dos professores Orlando Cruxên e Laéria Fontenele. A atividade é realizada há mais de 6 anos e já beneficiou cerca de 7.700 pessoas da comunidade interna e externa.

Fonte: Cine Freud – Laboratório de Psicanálise da UFC – fone: 85 3366 7727