Curso semipresencial de Física discute eficiência energética em seminário na Expoece

O curso semipresencial de Física da Universidade Federal do Ceará realiza, nos dias 6 e 7, o Seminário de Eficientização Energética e Fontes Alternativas de Energia. O evento ocorre no auditório do Parque de Exposições (Expoece) da Secretaria de Agricultura do Estado do Ceará e tem o objetivo de apresentar as diversas alternativas de redução da conta de energia através de medidas de revisão contratual de tarifas, utilização de lâmpadas LED e autoprodução. A programação conta com palestras, estudos de casos e demonstrações práticas.

Segundo o coordenador do Seminário, Francisco Moreira, o evento tem como mote os problemas na geração, distribuição e transmissão energética do País. "Temos excesso de energia no sistema por 21 horas do dia e energia insuficiente por três horas, entre 17h30 e 21h – o famoso horário de pico. O Governo pretende implantar políticas para deslocar o acúmulo de consumo para outros horários. O seminário se propõe a antever tais políticas e tratar as alternativas para evitar tais dispêndios", comenta. O encontro discute ainda o consumo eficiente e as fontes renováveis de energia.

Interessados podem se inscrever, gratuitamente, até a quarta-feira (5), no blog do seminário, onde também consta a programação completa. São oferecidas 40 vagas para estudantes universitários e dez para técnicos do Governo do Estado.

Fonte: Prof. Francisco Moreira, do Instituto Universidade Virtual – UFC Virtual – fone: 85 3342 1179