Expedição jornalística O Povo-UFC resulta em livro, documentário e exposição

Imagem: O Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, e a presidente do grupo O Povo, Luciana DummarSegunda-feira (3), no auditório da Reitoria, no lançamento de livro e filme e na abertura da exposição de fotografias resultantes da expedição jornalística que visitou 25 cidades cearenses, em uma ação que comemorou os 30 anos da Rádio O Povo, o Reitor Jesualdo Farias, ao fazer seu pronunciamento, assegurou ter sido uma satisfação para a Universidade Federal do Ceará participar do projeto que deu a oportunidade de enxergar o interior cearense pelo que ele tem de bonito. Além disso, ficou registrado o valor dos irmãos interioranos que se esforçam para ter uma vida melhor apesar das limitações como, por exemplo, a escassez de água e, por que não dizer, de políticas públicas, segundo acrescentou o Prof. Jesualdo Farias.

Para Luciana Dummar, presidente do grupo de comunicação O Povo, nada há de melhor do que ter como parceira a Universidade Federal do Ceará para empreender o mergulho em nossas raízes. Agradeceu ao Reitor, a quem chamou de "engenheiro com alma de poeta", pelo engajamento no projeto, disponibilizando professores que se integraram à equipe de O Povo. Ao concluir sua fala, desejou que sua empresa e a UFC pudessem estar juntas em outras oportunidades, "por ser uma parceria que nos honra por podermos compartilhar sabedoria, educação e cultura a serviço do Ceará e sua gente".

"Quando a expedição passou por Juazeiro [do Norte], tive a alegria de estar na cidade, na Praça Padre Cícero", assinalou o Prof. Jesualdo, ressaltando mais uma vez a importância do projeto, que apresenta resultados perfeitamente capazes de subsidiar políticas públicas a serem implementadas. O Reitor fez menção ao que chama uma feliz coincidência: numa mesma semana, o Interior está sendo mostrado pela visão jornalística e pela científica, ambas extremamente ricas. E também comemorou que, na quarta-feira (5), a Presidente Dilma Rousseff deve sancionar a lei que cria a Universidade Federal do Cariri.

De gratidão foram as palavras do Presidente da Fundação Demócrito Rocha, João Dummar Neto, que citou apoiadores, patrocinadores e, em especial, agradeceu "à loucura de quem pensou e participou do projeto". O idealizador e coordenador geral foi Cliff Villar.

Da UFC, participaram os seguintes professores: Antonio Barroso Lima, Arnaldo Luis Mortatti, Carlos Henrique Martins Ximenes, César Ulisses Vieira Veríssimo, Christiano Franco Verola, Maria Cecília da Silva Colares, Maria Clélia Lustosa da Costa, Stélio Torquato Lima e Olziléa Bezerra Menezes. Também integraram a equipe da expedição os estudantes Pedro Bastos de Macêdo Carneiro e Rodolfo Rodrigo dos Santos.

A exposição de fotografias está montada no Salão Nobre da Reitoria, onde fica aberta à visitação pública até o próximo dia 21.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331