A difícil arte de ser médico pauta discursos na colação de grau da Faculdade de Medicina

Imagem: Setenta e três médicos colaram grau, a 101ª turma da Faculdade de Medicina da UFCA 101ª turma de formandos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, composta por 73 graduandos, colou grau no começo da noite de terça-feira (4) no auditório da Faculdade de Administração, Economia, Atuária e Contabilidade (FEAAC), em solenidade presidida pelo Vice-Reitor, Prof. Henry de Holanda Campos, no exercício da Reitoria. Pelo corpo docente falou a Profª Elizabeth De Francesco Daher e, pelos graduandos, Robério Cunto Xavier. Suas falas tiveram um ponto comum, quando disseram que Medicina é uma arte. "Uma arte eterna e atemporal", observou Robério Xavier; "uma arte do amor", concluiu a Profª Elizabeth Daher.

Em seu discurso, Robério Xavier voltou no tempo e recordou a emoção de ser aprovado no vestibular da UFC em 2007, o que arrancou choros, gargalhadas, risos e abraços. "Afinal vencemos o grande desafio de conseguir uma vaga no concorrido vestibular da UFC", ponderou. Confessou ter tido uma grata surpresa ao entrar, pois ouvia muito falar, enquanto estudante de nível médio, de carências da Instituição. "Encontramos um ensino de qualidade e uma universidade em franca expansão", afirmou.

A etapa seguinte foi a transformação da lista de aprovados em uma grande família que passou unida momentos de alegrias e tristezas: "dançamos juntos, viajamos juntos, estudamos juntos e brigamos", admitiu, para dizer que "era inevitável não sentir saudades", até mesmo do "Decepção Esporte Clube", que era como se referiam aos times da Faculdade, por motivos óbvios.

Deixando as recordações de lado, Robério Xavier se referiu à nova vida que terão a partir de agora como profissionais e deu uma estocada no que chamou de "desleal proposta de trazer médicos do exterior", sem que tenham, pelo menos, seus diplomas revalidados no Brasil. A referência foi aplaudida pelo auditório lotado. Encerrando sua fala, Robério agradeceu aos "verdadeiros heróis desta jornada. Obrigado, mãe; obrigado, pai; obrigado, família".

HUMILDADE – A Profª Elizabeth De Francesco Daher enfatizou, em seu pronunciamento, a importância da humildade no exercício da profissão de médico. Disse aos graduandos que nunca deixem de levar a fé, a esperança e a caridade a seus pacientes. Dizendo que aquele "era dia de festa", afirmou que a Faculdade de Medicina se orgulha de entregar à sociedade profissionais bem formados. Observou, no entanto, que "saber medicina é fácil; o difícil é saber ser médico".

"Vocês são os Hipócrates modernizados com acesso a avançadas tecnologias, mas também enfrentarão um injusto sistema de saúde no qual um paciente morre por falta de um simples exame", lamentou a Profª Elizabeth, que será, conforme disse, "uma solitária e solidária" espectadora da carreira profissional de cada um e pediu, ao final: "não deixem de sonhar e lutem, com amor por seus doentes".

O cerimonial de colação prosseguiu com a entrega, pelo Pró-Reitor de Graduação, Prof. Custódio Almeida, da lista dos concludentes e suas respectivas assinaturas ao Prof. Henry Campos. Em seguida, os graduandos prestam juramento. O juramento de Hipócrates foi lido pela formanda Clara Saker Sampaio.

DILEMAS – Dirigindo-se aos recém-formados, o Reitor em exercício afirmou que, "a partir de agora, o título de doutor não é apenas algo que carregam e, sim, parte de quem é cada um de vocês: um curador, um salvador de vidas. Não importa onde estiverem, ao ser feita a pergunta 'algum médico está presente?', darão sempre aquele passo instintivo à frente".

"O mundo no qual vocês penetram como profissionais, o mundo das ciências biomédicas e dos cuidados à saúde, experimenta uma fase única de crescimento em toda a sua história e também de grandes desafios. Vivemos uma época de desigualdades socioeconômicas, de dificuldades no financiamento à saúde e de profundos dilemas éticos surgidos como: a carência de profissionais em áreas remotas, a experimentação humana e animal, a privacidade individual, a engenharia genética e de tecidos, o aborto, a clonagem e muitos outros, inclusive a escolha da própria área de atuação em Medicina. Por conta disso, o sucesso de vocês depende não apenas de seu conhecimento, mas também de sua fortaleza de caráter", alertou o Prof. Henry Campos.

Prosseguindo, destacou que "muitos de vocês praticarão a arte e a ciência médica em ambientes de alta tecnologia, com instrumentos, recursos, diagnósticos e terapias disponíveis. Mas, muitas vezes, vocês sentirão necessidade de recorrer a suas competências básicas e à compaixão humana", assegurou.

Concluindo sua fala, o Vice-Reitor afirmou: "Ao partir hoje para assumir suas vidas, você terão a oportunidade de perpetuar essa história se tiverem a coragem de tentar. Não há como negar a complexidade desses desafios. Mas, pela educação que receberam e por suas qualidades individuais, vocês têm a chave para enfrentar esses desafios".

Em caráter especial, também colaram grau, na mesma ocasião, concludentes de Direito, Engenharia Mecânica, Geologia e Farmácia, num total de cinco concludentes.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331