CASa promove atividades na Capital e no Interior em junho

Imagem: Camerata de violões do curso de Música da UFC em SobralA Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa), da Universidade Federal do Ceará, dá início a suas atividades de junho com a CASa de Ciência em Sobral, hoje (6). O Prof. Guilherme de Alencar Barreto, do Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC, irá ministrar a palestra "Introdução ao reconhecimento de padrões com aplicações em Engenharia Biomédica, Biometria e Robótica". O evento será às 9h, no auditório do Bloco das Engenharias, no Campus de Mucambinho (Sobral).

Na segunda-feira (17), a CASa promove duas atividades. A partir das 14h, o auditório da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) recebe para uma palestra Nílson José Machado, professor titular da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Filosofia da Educação pela USP e autor de livros como Ética e educação e Epistemologia e didática, ele abordará o tema "Dialética e narrativa na construção do significado".

No mesmo dia, às 17h, a CASa de Artes participa das comemorações de 103 anos do Theatro José de Alencar, promovendo a apresentação do coro Euterpe, com regência de Valéria Vieira. Trata-se de um grupo independente, formado em 2010, cuja proposta central é o estudo e a execução de um repertório voltado para a música de concerto, de várias épocas e culturas. A apresentação, com entrada franca, será às 17h no saguão do Theatro José de Alencar.

O Campus do Cariri também receberá uma CASa de Filosofia, no próximo dia 28 (sexta-feira), com a Profª Ilana Viana do Amaral, da Universidade Estadual do Ceará (Uece). No dia anterior à realização da Marcha das Vadias, ato de protesto contra o machismo realizado em várias cidades do mundo, a professora ministrará a palestra "Política e violência nas relações de gênero". A atividade acontecerá às 18h.

Sobral é outro campus do Interior a promover um evento da CASa. Pela primeira vez, será realizada uma CASa de Artes no município: a Camerata de Violões, vinculada ao Curso de Música da UFC naquele campus, se apresenta no Sesc-Sobral (unidade Junco), no dia 29 (sábado), às 19h. O repertório do grupo privilegia obras brasileiras e latino-americanas, com especial destaque aos compositores locais.

Ainda em junho, acontece o terceiro Encontro de Formação para a Docência no Ensino Superior do semestre. A atividade, conduzida pela Profª Rozimar Machado, da Faculdade de Educação (Faced), será promovida na segunda-feira (24), às 14h, na sala 14 da Faced. Dessa vez, os presentes discutirão o tema "Desafios sociais e reforma na educação superior".

A CASa realiza ainda o programa CASa Aberta, transmitido pela Rádio Universitária FM 107,9, todas as sextas-feiras, a partir das 16h. Com apresentação do Prof. Ricardo Jorge, dos cursos de Jornalismo e de Publicidade da UFC, o programa traz assuntos que dizem respeito à formação docente e ao ensino superior de maneira geral. No mês de junho, o CASa Aberta abordará temas como o desafio da docência em disciplinas introdutórias.

Várias ambiências temáticas (ATs) estão agendadas para junho. São comunidades criadas e gerenciadas por docentes da UFC visando à construção de aprendizagens significativas em torno de temas relacionados ao desenvolvimento, formação e atuação docente no ensino superior. Entre as ATs atualmente em atividade estão "Didática do ensino da programação de computadores" (AT 16), no anexo da ilha Sistemas e Mídias Digitais (no prédio da Prograd), e "Reforma da matriz curricular do Curso de Odontologia" (AT 14), no Curso de Odontologia. Os horários de cada AT, bem como toda a programação da CASa, podem ser conferidos no site www.casa.ufc.br.

SOBRE A CASa – A CASa é um amplo e diversificado processo de aperfeiçoamento docente idealizado e fundado em 2009 pela Prograd. A comunidade nasceu como um projeto para formação docente de professores em estágio probatório, com o propósito de construção cooperativa, de caráter contínuo, dialógico e formativo. Com o passar dos anos, o projeto se expandiu e, atualmente, envolve não apenas docentes novatos, mas também veteranos, além de estudantes de graduação e de pós-graduação das diversas unidades acadêmicas da UFC, em Fortaleza e nos campi do Cariri e de Sobral.

Fonte: Coordenação da CASa – fone: 85 3366 9526