Sancionada lei que cria Universidade Federal do Cariri; UFC será tutora

Imagem: Entre o ministro Aloizio Mercadante e o governador da Bahia, Jaques Wagner, presidenta Dilma Rousseff sanciona lei que cria a Universidade Federal do CaririA Presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou quarta-feira (5), em solenidade no Palácio do Planalto, a lei que cria a Universidade Federal do Cariri (Ufca), instituição que agregará os campi de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha – até então pertencentes à Universidade Federal do Ceará – e os novos campi dos municípios de Brejo Santo e Icó, ainda a serem construídos. A partir de agora, a UFC passa a ser tutora da implantação da Ufca, fornecendo o suporte administrativo necessário à instalação completa da nova universidade.

FUNCIONAMENTO – A Ufca herda a infraestrutura e o quadro de alunos, professores e servidores técnico-administrativos dos campi da UFC no Cariri, que terão o vínculo institucional transferido automaticamente. Na quarta-feira (5), foi informado que o quadro de docentes da Ufca será ampliado com a criação de 197 vagas. Serão ofertadas ainda 530 vagas para servidores técnico-administrativos. A recém-criada instituição também absorve todos os cursos de graduação e pós-graduação já existentes. A previsão é que a instituição atenda a 6.490 estudantes da região.

Para o processo de transição e para o aprimoramento da estrutura da Ufca, o Ministério da Educação promete injetar, até 2018, R$ 157.781.398,58 na instituição. A expectativa é que os novos campi de Brejo Santo e Icó já comecem a funcionar com alguns cursos em 2014. A Ufca foi criada com verba do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni).

OUTRAS FEDERAIS CRIADAS – Além da Ufca, também foram sancionadas quarta-feira (5) pela Presidenta as leis de criação das universidades federais do Sul-Sudeste do Pará (Unifesspa), do Oeste da Bahia (UFOB) e do Sul da Bahia (Ufesba). Juntas, as quatro novas universidades atenderão, até 2018, 38.360 estudantes em 145 cursos de graduação. Serão contratados 1.677 professores e 2.156 técnicos administrativos, levando o ensino superior a cinco municípios do Pará, oito da Bahia e três do Ceará.

Fonte: Gabinete do Reitor da UFC – fone: 85 3366 7307 / Assessoria de Imprensa do Ministério da Educação – fone: 61 2022 7520