África do Sul quer ampliar intercâmbio com instituições de ensino superior no Brasil

Imagem: O vice-reitor da UFC, Henry Campos, recebeu o embaixador da África do Sul no Brasil, Mphakama Mbete, na ReitoriaO Embaixador da África do Sul no Brasil, Mphakama Mbete, visitou a Universidade Federal do Ceará, no final da tarde de quarta-feira (5), quando foi recebido pelo Vice-Reitor, Prof. Henry de Holanda Campos, no exercício da Reitoria, a quem disse que, entre os objetivos de sua vinda ao Ceará, está o de aproximar-se de instituições de ensino superior de nosso Estado. O embaixador pretende fazer intercâmbios com universidades da América do Sul, de forma geral, e em especial com o Brasil, nos campos de estudo e pesquisas.

Mphakama Mbete afirmou estar aprendendo no Brasil que as melhores universidades são as públicas, o que não acontece em seu país. O Prof. Henry Campos adiantou que tem contatos com universidades sul-africanas das cidades do Cabo e Durban, mais especificamente com as faculdades de Medicina. Os dois lembraram, então, o primeiro transplante de coração realizado no mundo, pelo médico Christian Barnard, no hospital Grete-Schuur, da Cidade do Cabo, em 1967.

Para o Embaixador, o Brasil vive um momento muito bom e pode servir de modelo para a África do Sul em vários aspectos, além da educação superior. Admitiu haver, em seu país, um abismo entre a teoria ensinada aos jovens e a prática, o que, segundo ele, é um obstáculo para o desenvolvimento da industrialização. O Prof. Henry Campos aproveitou para falar sobre os institutos federais de educação que preparam profissionais para atuar em diversas áreas do mercado. Mais uma vez, o Embaixador disse que poderia ser um modelo a seguir.

Reforçando sua intenção de fazer parceria com as universidades brasileiras, Mphakama Mbete interessou-se em saber quais caminhos percorrer para firmar os convênios sem que demande muito tempo ou burocracia. Questionou se poderiam essas parcerias ser realizadas entre a África do Sul e os estados, como o Ceará, sem a necessidade de intervenção de entidade federal. O Prof. Tito Lívio Romão, Coordenador de Assuntos Internacionais da UFC, falou sobre os mecanismos para realizar os intercâmbios e informou que, na Instituição, estudam cerca de 80 africanos (nenhum da África do Sul).

Reconheceu também o Embaixador sul-africano que, em seu País, há necessidade de formação de núcleos de estudos latino-americanos, porque por muitos anos foram ligados com a Europa, continente dos colonizadores.

AGENDA – A visita da missão da Embaixada da África do Sul ao Estado foi organizada pelo consultor para assuntos internacionais, Prof. João Bosco Monte, que preparou agenda de encontros com o Governador Cid Gomes, com o Prefeito Roberto Cláudio, com o Presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Joel Lanzarin, com a diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), com o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado e com o de Ciência e Tecnologia do Município, com o Diretor-Geral do Sebrae e com os principais jornais da cidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331