Pesquisadores têm acesso a mais de 180 mil obras no Portal de Periódicos da Capes

Imagem: Página inicial do Portal de Periódicos da CapesA comunidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará ganhou mais uma ferramenta de auxílio à pesquisa: o Portal de Periódicos da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Trata-se de uma biblioteca virtual com mais de 34 mil títulos de periódicos com texto completo disponível, 150 mil livros digitais, 135 bases de dados referenciais, 11 bases de patentes, além de enciclopédias, obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. A Biblioteca Universitária da UFC oferece treinamentos regulares sobre o uso e as funcionalidades do Portal. O acesso é livre.

Outro banco de dados virtual importante para pesquisadores é o Repositório Institucional da Biblioteca da UFC, que já possui mais de quatro mil artigos, dissertações, teses e outras publicações acadêmicas da Universidade. O objetivo é preservar e compartilhar o conhecimento produzido na Instituição, dando mais visibilidade a esse trabalho e democratizando o acesso ao saber.

Os documentos registrados no Repositório também são indexados, de modo a permitir que sejam pesquisados através das ferramentas habituais de pesquisa na Internet, como o Google e o Yahoo. O Repositório ainda oferece aos autores a possibilidade de, eles mesmos, arquivarem seus documentos, podendo acompanhar as estatísticas de download e de consulta de cada um de seus trabalhos publicados.

Fonte: Biblioteca Universitária – fones: 85 3366 9507 / 85 3366 9508