Cirurgia celebra 50 anos com programação científica e homenagens

Imagem: Participantes da 21ª Jornada de Cirurgia, na solenidade de abertura do eventoEm comemoração ao aniversário de 50 anos de pesquisas e serviços na área de Medicina, o Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Ceará realiza a 21ª edição da Jornada Anual de Cirurgia, que acontece de 12 a 15 de junho. A abertura do evento, às 20h do dia 12, ocorreu no Auditório da Reitoria da UFC, onde houve várias homenagens a nomes importantes da trajetória do Departamento.

A noite foi aberta pela conferência "Régis Jucá – passado, presente e futuro", em referência ao pioneiro no Norte e Nordeste em cirurgia de revascularização do miocárdio com ponte de safena. O conferencista foi outro médico de destaque na cirurgia cardiovascular no Estado, o Prof. João Martins de Sousa Torres.

Em seguida, foram homenageados com a Comenda de Distinção no Ensino da Cirurgia os cirurgiões Dr. Francisco José Roque e Dr. Olavo Napoleão. Houve também entrega de medalha comemorativa do Departamento de Cirurgia. A noite foi encerrada com um coquetel festivo.

Dos dias 13 a 15, a Jornada entra na etapa científica, com cursos, apresentações de trabalhos e mesas-redondas. No dia 14, um dos destaques é a videoconferência no tratamento do câncer do aparelho digestivo, com o Prof. Lacerda Machado. Entre os palestrantes convidados estão os professores Augusto Tinoco (Rio de Janeiro), Carlos Brandt Teixeira (Pernambuco) e Luiz Antônio Santini (Rio de Janeiro). Toda a parte científica do evento ocorrerá no Praiano Hotel, na Avenida Beira-Mar.

INSCRIÇÕES – As inscrições para quem deseja apresentar trabalho na Jornada foi encerrada no último dia 7. Quem pretende participar como ouvinte tem até o dia do evento para se inscrever. Tudo é feito no Departamento de Cirurgia, 3º andar do bloco didático, no Campus do Porangabuçu. Mais informações sobre a programação e as inscrições podem ser encontradas no site da Jornada.

Fonte: Secretaria do Departamento de Cirurgia da UFC – fone: 85 3366 8062