Estudantes de graduação criam a primeira empresa júnior de Biotecnologia da UFC

Imagem: Logomarca da AUG Biotec, primeira emrpesa júnior na área de Biotecnologia da UFC (Foto: Divulgação)Um dos mais importantes ramos científicos da atualidade, a Biotecnologia – tecnologia baseada no uso de organismos vivos, seja inteiros ou em parte, para a produção de bens e serviços – virou alvo do empreendedorismo de alunos da Universidade Federal do Ceará.

Estudantes de graduação criaram a AUG Biotec, primeira empresa júnior da área na Instituição. A empresa atuará: em pesquisas de mercado para a avaliação e aceitação de produtos biotecnológicos; na elaboração de propostas de inovação de produtos; no gerenciamento de resíduos biológicos (biomonitoramento); e na produção personalizada de anticorpos policlonais (imunoglobina G), dentre outros serviços.

A AUG Biotec surgiu, este ano, a partir do interesse dos alunos e docentes do Curso de Biotecnologia da UFC em pôr em prática os conhecimentos adquiridos na sala de aula e nos laboratórios. Fundada sob a tutoria dos professores André Luis Coelho da Silva e Ana Lúcia Pontes Freitas, a empresa é formada por 11 integrantes e está sediada no Departamento de Bioquímica. "A excelente iniciativa tem impacto direto na formação complementar dos alunos e é, com certeza, um marco na UFC, uma vez que esse projeto é pioneiro em nossa Instituição", destacou o Prof. André Luis, coordenador adjunto do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (UFC-Sobral).

A AUG Biotec está preparada para prestar serviços e atender a clientes externos e internos. Atualmente, está em andamento um projeto de Diagnóstico de Biossegurança do Laboratório de Bioenergética Vegetal da UFC. Entre as ações já concluídas, estão o "Diagnóstico de Biossegurança do Laboratório de Biotecnologia Molecular (LabBMol) da UFC" e a "Produção do anticorpo policlonal anticurcina: uma RIP [proteína inibidora de ribossomos] tipo I de sementes de pinhão-manso". Mais informações podem ser encontradas no site da AUG Biotec.

Fonte: Prof. André Luis Coelho, do Curso de Biotecnologia da UFC – fone: 85 3366 9821