CNPq inscreve para Prêmio de Fotografia Ciência e Arte 2013

Estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores brasileiros, além de estrangeiros com visto permanente no País, podem se inscrever para o Prêmio de Fotografia Ciência e Arte 2013. O concurso é promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A inscrição, de caráter individual e em apenas uma categoria, deve ser feita exclusivamente pela Internet, até às 18h do dia 30 de agosto.

As categorias do concurso são: "Imagens produzidas por instrumentos especiais" (óticos, eletromagnéticos e eletrônicos), como lupa, microscópio, microscópio eletrônico, telescópio, imagem de satélite, raios-X, ultrassom, ressonância magnética, endoscópio, colposcópio e PET-Scan e "Imagens produzidas por câmeras fotográficas" (ambiente silvestre e ambiente antrópico).

No total, serão distribuídos R$ 45 mil aos três primeiros ganhadores por categoria: 1º lugar – R$ 8 mil; 2º lugar – R$ 5 mil; 3º lugar – R$ 2 mil. O primeiro colocado de cada categoria receberá ainda passagem aérea e hospedagem para participar da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho de 2014, em local a ser definido. Na ocasião, serão expostas suas imagens e entregue a premiação.

A comissão julgadora avalia os seguintes requisitos: originalidade, inovação e impacto visual, relevância da imagem, contribuição ao conhecimento para a popularização e divulgação científica e tecnológica, além da qualidade estética.

Fonte: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq